Considerações (17 anos depois): da teoria dos fatores psicossociais no trabalho à extensão da psicanálise

Giovanetti, Rodrigo Manoel

Resumo:

A pesquisa sobre apoio social no trabalho (ast) de professores, realizada na Faculdade de Saúde Pública da usp (Giovanetti, 2006) e retomada neste livro, foi fundamentada na teoria dos fatores psicossociais no trabalho (fpst) e articulada com as teorias das representações sociais e da organização do trabalho docente. As principais conclusões que obtivemos à época foram sobre a importância da organização do trabalho dos docentes prever e instituir espaços e práticas ocupacionais de relações suportivas, considerando a especificidade das fontes e dos tipos de ast para o professorado. Mas, após 17 anos dessas conclusões, pareceu-me relevante abordarmos as contribuições da clínica institucional psicanalítica para as organizações, especificamente para as escolas, na promoção de ambientes de trabalho saudáveis, em função das tendências de sofrimento e adoecimento do professorado.

28 downloads

Psicanálise, Psicologia, Escola

DOI: 10.5151/9786555503531-07

Referências bibliográficas
  • CHAY, Y. W. Social support, individual differences and well-being. Journal of Occupational
  • and Organizational Psychology, v. 66, p. 285-302, 1993.
  • CHISHOLM, R. F.; KASL, S. V.; MUELLER, L. The effects of social support on nuclear
  • worker responses to the Tree Mile Island accident. Journal of Occupational Behavior, v.
  • 7, n. 3, p. 179-194, 1986.
  • CODO, W. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.
Como citar:

GIOVANETTI, Rodrigo Manoel; "Considerações (17 anos depois): da teoria dos fatores psicossociais no trabalho à extensão da psicanálise", p. 90-115. A escola como ambiente de trabalho saudável para o professorado: concepções de apoio social na teoria dos fatores psicossociais no trabalho e na psicanálise. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503531, DOI 10.5151/9786555503531-07