Propriedade intelectual e design de interfaces: uma leitura econômica
Ribeiro, Pedro Henrique Lopes ; Franco, Juliana Rocha
Resumo:
No campo de estudos da economia, há um importante teórico chamado Joseph Stiglitz que transformou a compreensão que se tinha do mercado a partir da chamada assimetria de informações. Assimetria de informações diz respeito a diferenças de conhecimentos que os agentes econômicos detêm, ou seja, determinada firma pode ter informações privilegiadas sobre os seus consumidores, por exemplo, algo que uma empresa concorrente não possui (STIGLITZ, 2017). Essa assimetria gera impactos, levando até mesmo a distorções de mercado. Esse debate por si só já possui muita relevância para o campo do design, porque essas informações sobre consumidores muitas vezes são articuladas em produtos e serviços projetados por designers que permitem uma vantagem competitiva para determinada empresa.
37 downloads
DOI: 10.5151/9786555501759-07
Referências bibliográficas
- ALBUQUERQUE, E. M. Patentes segundo a abordagem neo-schumpeteriana: uma discussão introdutória. Revista de Economia Política, v. 18, n. 4, pp. 65-83,
- 1998.
- ANDRADE, G. Destruição criativa: Brasil precisa de forte proteção à propriedade
- intelectual. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2008-mar-22/brasil_proteger_propriedade_intelectual. Acesso em: 22 ago. 2020.
- BAKER, D.; JAYADEV, A.; STIGLITZ, J. Innovation, intellectual property, and development: a better set of approaches for the 21st century. 2017.
Como citar:
RIBEIRO, Pedro Henrique Lopes; FRANCO, Juliana Rocha; "Propriedade intelectual e design de interfaces: uma leitura econômica", p. 97-108. Pesquisa em design e reflexões contemporâneas. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501759, DOI 10.5151/9786555501759-07