Nosso País, Nosso Lugar de Fala

Velardi, Marília; Longano, Anna Carolina; Anjos, Kátia Silva Souza dos; Silveira, Marília Balbi; Matsuo, Renata Frazão;

Resumo:

Neste capítulo convidamos você a refletir conosco sobre novas epistemologias em Pesquisas Baseadas nas Artes a partir de nossos corpos de mulheres brasileiras, nossas práticas artísticas e acadêmicas. Nas próximas linhas nós contaremos sobre uma (re)ação de mulheres marcante para nós: a criação e apresentação de duas performances, Tra-Vestidas e Se eu fosse eu, e as consequências daqueles processos artísticos e acadêmicos em nossas práticas performáticas. Escolhemos por erguer este texto na mesma base na qual foram erigidas as performances, e na mesma base na qual realizamos nossas produções acadêmicas: as Investigações Baseadas nas Artes, entendidas como possibilidades radicais de realizar um tipo de pesquisa que ficou tradicionalmente conhecida como pesquisa qualitativa. No entanto, compreendemos que as Investigações que se baseiam nas Artes e nas pessoas e coletivos de artistas borram fronteiras entre a pesquisa social, as Artes e a vida comum. Atentas a essa compreensão, nós propomos nossa prática artística e esse texto acadêmico.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501971-07

Referências bibliográficas
  • DIÉGUEZ, Ileana. Cuerpos sin duelo: iconografías y teatralidades del dolor. México: Universidad Autónoma de Nuevo León, 2016. EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro. Pallas, 2017. FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação Primitiva (Trad. do Coletivo Sycorax). São Paulo: Ed. Elefante, 2004.
Como citar:

VELARDI, Marília; LONGANO, Anna Carolina; ANJOS, Kátia Silva Souza dos; SILVEIRA, Marília Balbi; MATSUO, Renata Frazão; "Nosso País, Nosso Lugar de Fala", p. 105 -120. In: Teoria Social em Transformação: Dimensões Teóricas e Práticas Sociais de Construção de Saberes e de Relações de Poder. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501971, DOI 10.5151/9786555501971-07