Capas de Livros de Literatura: Efeitos de Coerência, Complexidade e Novidade na Preferência Visual Percebida

Barros, Letícia Lima de ; Lins, Guilherme Ranoya Seixas ; Costa Filho, Lourival

Resumo:

Este capítulo irá prover informações empíricas apuradas em uma pesquisa que objetivou avaliar os efeitos das características de coerência, complexidade e novidade identificadas em capas de livros de literatura na preferência visual percebida. Como população amostral, foram selecionados estudantes da disciplina Produção Editorial ministrada nos cursos de Design e Design de Produto da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A coleta de dados deu-se por meio de questionário digital, disponibilizado por meio da plataforma Google Classroom, que reuniu tanto imagens de capas de livros – apresentadas como elementos de estímulo para as avaliações – como um racional comum às possibilidades de respostas.

53 downloads

design, design de produto

DOI: 10.5151/9786555502145-07

Referências bibliográficas
  • HENDEL, R. On Book Design. London: Yale University Press, 1998.
  • KAPLAN, S. Perception and landscape: conceptions and misconceptions. In: NASAR, J. L. (Ed.). Environment aesthetics: theory, research and applications. New York: Cambridge University, 1988. pp. 45-55.
  • LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.
Como citar:

BARROS, Letícia Lima de; LINS, Guilherme Ranoya Seixas; COSTA FILHO, Lourival; "Capas de Livros de Literatura: Efeitos de Coerência, Complexidade e Novidade na Preferência Visual Percebida", p. 176-195. Fronteiras do design: ergonomia e tecnologia (em foco) - Vol. 3. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502145, DOI 10.5151/9786555502145-07