A Informação [Multi] Sensorialmente Percebida: Interações com Materiais Têxteis do Cotidiano Residencial Observadas a partir do Comparativo do Uso Predominante das Modalidades Somestesia Versus Visão

Souza, Rebecca Vanessa B. Rodrigues de ; Vasconcelos, Maria Alice Rocha ; Martins, Etienne Amorim Albino da Silva

Resumo:

Demarcamos neste capítulo dois pontos de inflexão. Para o primeiro, sobre os processos humanos de aquisição da informação, propomos o alargamento da abordagem da percepção sensorial humanano design, que é aqui posta como ferramenta de interpretação capaz de garantira aquisição da informação. Tal sugestão surge da inquietação acerca da influência preponderante da visão em detrimento das demais modalidades sensoriais e investiga possibilidades de consideração destas, especificamente neste estudo, por meio da investigação de aproximações e distanciamentos entre a informação adquirida pelo uso predominante da visão versus a informação adquirida pelo uso predominante da somestesia – na subcategoria tato; no segundo ponto, destacamos o suporte sobre o qual a informação pode ser configurada, encarando que os materiais utilizados para fabricação de artefatos podem ser entendidos como elementos compositivos, do próprio artefato ou mesmo do ambiente no qual está inserido, e assumimos o pressuposto de que esses materiais carregam um valor informacional em si e sobre si mesmos e, com isso, podem contribuir para a construção de um discurso intencional. Nesse ínterim, propomos,então, a observação dos materiais especificados por designers como suporte para a informação tratada.

56 downloads

design, design da informação

DOI: 10.5151/9786555502183-07

Referências bibliográficas
  • GIBSON, James J. The senses considered as perceptual systems. Boston: Houghton Mifflin, 1966.
  • HSUAN-AN, Tai. Design: conceitos e métodos. São Paulo: Blucher, 2017
  • LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. 2. edição. São Paulo: Atheneus, 2010.
Como citar:

SOUZA, Rebecca Vanessa B. Rodrigues de; VASCONCELOS, Maria Alice Rocha; MARTINS, Etienne Amorim Albino da Silva; "A Informação [Multi] Sensorialmente Percebida: Interações com Materiais Têxteis do Cotidiano Residencial Observadas a partir do Comparativo do Uso Predominante das Modalidades Somestesia Versus Visão", p. 176-193. Fronteiras do design: (in)formar novos sentidos - Vol. 3. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502183, DOI 10.5151/9786555502183-07