O “Jeito de Contar as Nossas Coisas”: A Presença da Alegoria nas Primeiras Obras Poéticas de José Craveirinha. The “Jeito de Contar as Nossas Coisas”: Allegory in José Craveirinha’s First Poetic Works

Augusto, Sara;

Resumo:

A alegoria é um procedimento literário que alcançou ampla utilização no tempo e na geografia. A sua estratégia visa objetivos bem determinados, que podem ser alcan­çados de forma apelativa e eficaz ao mesmo tempo. A sua utilização nas literaturas africanas de língua portuguesa tornou-se viável, por motivos externos e internos, re­lacionados com a cultura tradicional e com o contexto da colonização. A leitura da poesia de José Craveirinha, publicada nos dois primeiros livros, Xigubo e Karingana uakaringana, mostra a consciência do procedimento, uma vez que o refere nas suasdiversas formas; mostra também a disseminação da alegoria na sua obra, mesmo que de forma involuntária, uma vez que ela possibilita graus diferentes de aproximação. Pela alegoria, o poeta conjugou a forma literária com o processo de consciencializa­ção, de identificação e de denúncia. A utilização de José Craveirinha corresponde ao recurso que outros escritores, nesse mesmo âmbito da literatura escrita em língua portuguesa, fizeram também da alegoria.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502435-07

Referências bibliográficas
  • AUGUSTO, S. De Bello: velhas parábolas na ficção narrativa de Pepetela. Reflexos. Revue pluridisciplinaire du monde lusophone: des bibliothèques antérieu¬res dans le monde lusophone. Arts et littératures en dialogue, n. 1, 2012. Disponível em: http://revues.univ-tlse2.fr/reflexos/index.php?id=159. AUGUSTO, S. (org.). Alegoria – ensaios. Macau: Instituto Politécnico de Macau, 2021. BENJAMIN, W. Origem do drama barroco Alemão. Tradução: Sérgio Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
Como citar:

AUGUSTO, Sara; "O “Jeito de Contar as Nossas Coisas”: A Presença da Alegoria nas Primeiras Obras Poéticas de José Craveirinha. The “Jeito de Contar as Nossas Coisas”: Allegory in José Craveirinha’s First Poetic Works", p. 121 -138. In: Ecos de Moçambique: Um século de José Craveirinha. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502435, DOI 10.5151/9786555502435-07