O “Jeito de Contar as Nossas Coisas”: A Presença da Alegoria nas Primeiras Obras Poéticas de José Craveirinha. The “Jeito de Contar as Nossas Coisas”: Allegory in José Craveirinha’s First Poetic Works

Augusto, Sara

Resumo:

A alegoria é um procedimento literário que alcançou ampla utilização no tempo e na geografia. A sua estratégia visa objetivos bem determinados, que podem ser alcan­çados de forma apelativa e eficaz ao mesmo tempo. A sua utilização nas literaturas africanas de língua portuguesa tornou-se viável, por motivos externos e internos, re­lacionados com a cultura tradicional e com o contexto da colonização. A leitura da poesia de José Craveirinha, publicada nos dois primeiros livros, Xigubo e Karingana uakaringana, mostra a consciência do procedimento, uma vez que o refere nas suasdiversas formas; mostra também a disseminação da alegoria na sua obra, mesmo que de forma involuntária, uma vez que ela possibilita graus diferentes de aproximação. Pela alegoria, o poeta conjugou a forma literária com o processo de consciencializa­ção, de identificação e de denúncia. A utilização de José Craveirinha corresponde ao recurso que outros escritores, nesse mesmo âmbito da literatura escrita em língua portuguesa, fizeram também da alegoria.

63 downloads

crítica literária, literatura africana, poesia moçambicana

DOI: 10.5151/9786555502435-07

Referências bibliográficas
  • AUGUSTO, S. De Bello: velhas parábolas na ficção narrativa de Pepetela. Reflexos. Revue pluridisciplinaire du monde lusophone: des bibliothèques antérieu¬res dans le monde lusophone. Arts et littératures en dialogue, n. 1, 2012. Disponível em: http://revues.univ-tlse2.fr/reflexos/index.php?id=159.
  • AUGUSTO, S. (org.). Alegoria – ensaios. Macau: Instituto Politécnico de Macau, 2021.
  • BENJAMIN, W. Origem do drama barroco Alemão. Tradução: Sérgio Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
Como citar:

AUGUSTO, Sara; "O “Jeito de Contar as Nossas Coisas”: A Presença da Alegoria nas Primeiras Obras Poéticas de José Craveirinha. The “Jeito de Contar as Nossas Coisas”: Allegory in José Craveirinha’s First Poetic Works", p. 121-138. Ecos de Moçambique: um século de José Craveirinha. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502435, DOI 10.5151/9786555502435-07