Análises por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência Acoplada a Detector de Ultravioleta de Arranjo de Diodos (Claeuv-Dad) de Extratos de Machaerium Acutifolium Vogel e o seu Potencial Antioxidante

Bento, Charlyana de Carvalho; Ferreira, Marcelo José Pena; Proença, Gabriel Teles de; Tahira, Luciana Sayuri; Sartori, Ângela Lúcia Bagnatori; Sannomiya, Miriam;

Resumo:

Algumas espécies pertencentes ao gênero Machaerium (Fabaceae) são de uso etnofarmacológico, como é o caso de Machaerium acutifolium Vogel. Esta planta é utilizada na medicina popular no tratamento de dor e inflamações. Muitas espécies de plantas medicinais, se empregadas e extraídas indiscriminadamente, podem ser levadas à extinção, assim como o registro de todo seu potencial biológico, causando um dano irreversível à nossa biodiversidade. Neste sentido, é de grande importância o estudo de plantas medicinais brasileiras, a fim de preservar, valorizar o conhecimento popular e a flora de nosso país, e também para o desenvolvimento de novos fitoterápicos para o tratamento de diversas moléstias. Assim, o presente trabalho envolve o estudo químico dos extratos hidroetanólicos das folhas e galhos de M. acutifolium por CLAE-UV-DAD, o doseamento do teor de fenólicos totais, flavonoides e taninos hidrolisáveis, bem como a avaliação do potencial antioxidante destes. As análises em cromatografia em camada delgada, junto com padrões de algumas classes de metabólitos secundários, permitiram identificar a presença de flavonoides, saponinas e açúcares nos dois extratos estudados. O perfil químico por CLAE-UV-DAD indica uma maior diversidade de flavonoides no extrato das folhas do que nos extratos dos galhos desta espécie. O maior potencial antioxidante do extrato das folhas em comparação com o dos galhos possivelmente está relacionado com o maior teor de flavonoides totais e taninos hidrolisáveis observado. Assim, o extrato das folhas pode ter um maior potencial biológico que o extrato dos galhos.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501551-07

Referências bibliográficas
  • AMEN, Y. M. et al. The genus Machaerium (Fabaceae): taxonomy, phytochemistry, traditional uses and biological activities. Natural Product Research, v. 29, n. 15, p. 1388–1405, 2015. ANIMASHAUN, T. et al. Inhibitory Effects of Novel Mannose-Binding Lectins on HIV-Infectivity and Syncytium Formation. Antiviral Chemistry and Chemotherapy, v. 4, n. 3, p. 145–153, 1993. AYE, M. et al. A Review on the Phytochemistry, Medicinal Properties and Pharmacological Activities of 15 Selected Myanmar Medicinal Plants. Molecules, v. 24, n. 2, p. 293, 15 jan. 2019.
Como citar:

BENTO, Charlyana de Carvalho; FERREIRA, Marcelo José Pena; PROENçA, Gabriel Teles de; TAHIRA, Luciana Sayuri; SARTORI, Ângela Lúcia Bagnatori; SANNOMIYA, Miriam; "Análises por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência Acoplada a Detector de Ultravioleta de Arranjo de Diodos (Claeuv-Dad) de Extratos de Machaerium Acutifolium Vogel e o seu Potencial Antioxidante", p. 129 -142. In: Agendas Locais e Globais da Sustentabilidade: Ciência, Tecnologia, Gestão e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501551, DOI 10.5151/9786555501551-07