Lições das Infâncias em Pandemia

Katz, Ilana

Resumo:

Não é sem razão que a discussão sobre os efeitos da crise sociossanitária que se orquestrou entre a pandemia de covid-19 e a forma irresponsável de lidar com seus efeitos no Brasil se ordene a partir da experiência da criança. Entendo que, a partir de sua específica relação com a experiência, diferente em muitos aspectos das possibilidades dos adultos, as crianças foram capazes de apontar e de denunciar muito do que tentávamos desviar para fazer funcionar um semblante de ordenamento social, como se nos fosse possível seguir vivendo de acordo com o estabelecido antes da crise.

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M, a, t, e, i, c, n, g, v, l, D, O, S, U, P, ;, -, 1, 9

DOI: 10.5151/9786555501353-07

Referências bibliográficas
  • Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva et al.(2002). Manifesto Ocupar escolas, proteger pessoas, recriar a educação.Recuperado de: https://www.abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2020/10/MANIFESTO_OCUPAR-ESCOLAS-PROTEGER-PESSOAS-RECRIAR-AEDUCACAO_2-1.pdf.
  • Agamben, G. (2005). Infância e História: destruição daexperiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG. (Trabalhooriginal publicado em 1979).
  • Askofaré, S. (2009). Aspectos da Segregação. A Peste:Revista de Psicanálise, 1(2), 245-354.
Como citar:

KATZ, Ilana; "Lições das Infâncias em Pandemia", p. 127-144. Clínica e (a)normalidade: Interpelações pandêmicas. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501353, DOI 10.5151/9786555501353-07