Análise Comparativa de Similaridade e Dissimilaridade do Processo de Criação Coletiva de Artefatos Gráficos por Estudantes de Design

Silva, Josinaldo Barbosa da ; Campello, Silvio Barreto

Resumo:

Este capítulo propõe, baseado em trabalho de tese do autor principal (Silva, 2019), um modelo de análise, aplicado ao estudo do processo de criação coletiva focado no desenvolvimento de artefatos de design gráfico. Para tanto, realizamos o registro, por meio de gravações audiovisuais de três experimentos, e transcrevemos todas as conversações, durante a execução da atividade. O uso de registro das conversas e ações dos estudantes é o que Schön (2003) define como linguagem do processo de projeto, ou seja, ao fato de conversar e desenhar nesse contexto, são consideradas formas paralelas de construções do projeto. Esses diálogos foram classificados segundo o método de Análise de Conteúdo, tendo como base Bardin (2016) e Flick (2009), e o resultado analisado por meio de matrizes de similaridade e de dissimilaridade focadas na comparação do desenvolvimento dos grupos e dos artefatos.

36 downloads

design, Desenho industrial, design de serviços

DOI: 10.5151/9786555501087-07

Referências bibliográficas
  • ALVES, Danielle Nascimento Vilela; SILVA, Josinaldo Barbosa da. Um olhar sobre os processos experimentais para criação de fontes tipográficas. In: Congresso de Iniciação Científica do IFPE, VI., 2010, Recife. Anais. [...]. Recife: IFPE, 2011. p. 4–7.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
  • BARRETO CAMPELLO, Silvio Romero Botelho. Usability for learning: a socio-cultural approach to the usability of VLEs. Tese (Doutorado em Typography & Graphic Comunication). University of Reading. Inglaterra. 2005.
Como citar:

SILVA, Josinaldo Barbosa da; CAMPELLO, Silvio Barreto; "Análise Comparativa de Similaridade e Dissimilaridade do Processo de Criação Coletiva de Artefatos Gráficos por Estudantes de Design", p. 186-207. Fronteiras do design: (in)formar novos sentidos - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501087, DOI 10.5151/9786555501087-07