O Texto Teatral – da Escrita para a Fala: A Oralidade nas Peças de Nelson Rodrigues

Salino, Emerson;

Resumo:

O trabalho que ora se apresenta tem como tema a observação das características da língua falada, das marcas de oralidade e da apropriação–representação presentes nas peças teatrais de Nelson Rodrigues, a saber: Valsa nº6, Toda nudez será castigada e Beijos no asfalto2. Para fim de estudo crítico, serão destacados excertos pertinentes à pesquisa nesses três textos do autor.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555500844-07

Referências bibliográficas
  • BAKTHIN, M. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: ______. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 307-335. [6] Brandão, H. H. N. Gêneros do discurso e formas de CASTRO, Ruy. Anjo Pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. 2. ed. São Paulo: companhia das Letras. 2008 FÁVERO, L. Lopes. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2007
Como citar:

SALINO, Emerson; "O Texto Teatral – da Escrita para a Fala: A Oralidade nas Peças de Nelson Rodrigues ", p. 121 -136. In: Itinerários Investigativos História das Ideias Linguísticas: Apropriação e Representação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500844, DOI 10.5151/9786555500844-07