O Texto Teatral – da Escrita para a Fala: A Oralidade nas Peças de Nelson Rodrigues
Salino, Emerson;
Resumo:
O trabalho que ora se apresenta tem como tema a observação das características da língua falada, das marcas de oralidade e da apropriação–representação presentes nas peças teatrais de Nelson Rodrigues, a saber: Valsa nº6, Toda nudez será castigada e Beijos no asfalto2. Para fim de estudo crítico, serão destacados excertos pertinentes à pesquisa nesses três textos do autor.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555500844-07
Referências bibliográficas
-
BAKTHIN, M. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: ______. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 307-335. [6] Brandão, H. H. N. Gêneros do discurso e formas de CASTRO, Ruy. Anjo Pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. 2. ed. São Paulo: companhia das Letras. 2008 FÁVERO, L. Lopes. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2007
Como citar:
SALINO, Emerson;
"O Texto Teatral – da Escrita para a Fala: A Oralidade nas Peças de Nelson Rodrigues ",
p. 121 -136.
In:
Itinerários Investigativos História das Ideias Linguísticas: Apropriação e Representação.
São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500844,
DOI 10.5151/9786555500844-07