Lima Barreto, Singular e Plural: Letramento Literário em Classes do 8º e 9º Ano numa Escola Particular do Norte de Minas Gerais
Ramos, André Carneiro; Souza, Talita Ferreira de;
Resumo:
Este capítulo discorre acerca do acompanhamento de um processo de letramento literário a partir de dois contos do escritor brasileiro Lima Barreto, apresentados aos discentes do Ensino Fundamental de uma Escola Particular situada no Norte de Minas Gerais. Objetiva-se comprovar a relevância da modalidade oral como elemento potencializador da interação sociocultural entre os alunos (BARTON, 1993), almejando registrar/avaliar toda essa dinâmica pedagógica a esta altura agravada pela vigência do regime de aulas remotas impostas pela pandemia de Covid-19.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555500875-07
Referências bibliográficas
-
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes,1992. BARRETO, Lima. “Amplius!”. A Epoca. Rio de Janeiro, 10 set. 1916. BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Como citar:
RAMOS, André Carneiro; SOUZA, Talita Ferreira de;
"Lima Barreto, Singular e Plural: Letramento Literário em Classes do 8º e 9º Ano numa Escola Particular do Norte de Minas Gerais",
p. 121 -144.
In:
Lima Barreto na Sala de Aula: Primeiros Escritos.
São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500875,
DOI 10.5151/9786555500875-07