Lima Barreto, Singular e Plural: Letramento Literário em Classes do 8º e 9º Ano numa Escola Particular do Norte de Minas Gerais

Ramos, André Carneiro ; Souza, Talita Ferreira de

Resumo:

Este capítulo discorre acerca do acompanhamento de um processo de letramento literário a partir de dois contos do escritor brasileiro Lima Barreto, apresentados aos discentes do Ensino Fundamental de uma Escola Particular situada no Norte de Minas Gerais. Objetiva-se comprovar a relevância da modalidade oral como elemento potencializador da interação sociocultural entre os alunos (BARTON, 1993), almejando registrar/avaliar toda essa dinâmica pedagógica a esta altura agravada pela vigência do regime de aulas remotas impostas pela pandemia de Covid-19.

53 downloads

literatura, Brasil, leitura, primeiros escritos, Lima Barreto, produção literária, crítica literária

DOI: 10.5151/9786555500875-07

Referências bibliográficas
  • BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes,1992. BARRETO, Lima. “Amplius!”. A Epoca. Rio de Janeiro, 10 set. 1916. BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Como citar:

RAMOS, André Carneiro; SOUZA, Talita Ferreira de; "Lima Barreto, Singular e Plural: Letramento Literário em Classes do 8º e 9º Ano numa Escola Particular do Norte de Minas Gerais", p. 121-144. Lima Barreto na sala de aula: primeiros escritos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500875, DOI 10.5151/9786555500875-07