Lugares Interincompreensivos e Ambivalentes em Anúncios Publicitá¬rios que Topicalizam a Sexualidade

Cano, Márcio Rogério De Oliveira; Celestino, Ricardo;

Resumo:

No presente artigo, examinamos, com base na categoria de interincompreensão, propostas por Maingueneau (2008a, 2008b), e as reflexões sobre a ambivalência de Bauman (1999), os efeitos de sentido presentes em discursos publicitários que tematizam a diversidade de gênero. Maingueneau (2008a) observa que a prática discursiva incide em ecos polêmicos, denominados como uma interincompreensão de vozes inerentes aos enunciados que cada discurso detém. Um dos fatores da polemicidade, nesta perspectiva, é o diálogo que um discurso proporciona a uma memória de outros discursos com posicionamentos divergentes ou convergentes aos enunciados desenvolvidos.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788521218760-07

Referências bibliográficas
  • BAUMAN, Z. Modernidade e Ambivalência. Traduçãção Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999. BOTICÁRIO. Dia dos namorados. Disponível em: Canal O Boticário. . Acesso em: 19 jul. 2017. BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003. COURTINE, J-J. Quelques problèmes théoriques et méthodologiques en analyse de discours: à propos du discours communiste adressé aux chrétiens. Langages, Paris: Larrouse, n. 62, p. 9-127, 1981.
Como citar:

CANO, Márcio Rogério De Oliveira; CELESTINO, Ricardo; "Lugares Interincompreensivos e Ambivalentes em Anúncios Publicitá¬rios que Topicalizam a Sexualidade", p. 188 -212. In: Discurso e Cultura Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788521218760, DOI 10.5151/9788521218760-07