Metodologia Ativa na Educação a Distância: competências do tutor

Costa, Gisela de Amorim; Oliveira, Isabela Cristini Gonçalves de; Althoff, Márcia Cristine; Amaral, Vanessa do; Farias, Giovanni Ferreira de;

Resumo:

Discursar sobre conhecimentos, habilidades e atitudes de um tutor no acompanhamento de cursos a distância remete necessariamente às concepções inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Isso ocorre principalmente devido ao modo como as mudanças vem afetando hoje uma sociedade baseada no conhecimento. Tais mudanças ampliam o espaço de reflexão tanto do docente quanto do discente, de forma a mudar a dinâmica comum em salas de aula, disponibilizarum problema e permitir que o estudante possa, de forma autônoma, criativa e com capacidade resolutiva, buscar alternativas para a questão, além da liberdade de propor outros pontos para serem discutidos.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393613-07

Referências bibliográficas
  • AUSUBEL, D.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980. BARROWS, H. S. Problem-based learning in medicine and beyond: a brief overview. In: WILKERSON, L.; GILSELAERS, H. (Ed.). Bringing problem-based learning to higher education: theory and practice. San Franscisco, CA: Jossey-Bass Inc., 1996. BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface, Botucatu, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2017.
Como citar:

COSTA, Gisela de Amorim; OLIVEIRA, Isabela Cristini Gonçalves de; ALTHOFF, Márcia Cristine; AMARAL, Vanessa do; FARIAS, Giovanni Ferreira de; "Metodologia Ativa na Educação a Distância: competências do tutor", p. 165 -178. In: EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-07