Desvendando os Memes: uma Proposta para o Ensino de Leitura e Escrita

Ribeiro, Joelma Batista dos Santos; Freitas, Márcia Silva Pituba;

Resumo:

O acesso cada vez mais frequente à internet tem atingido diretamente as formas de ler e escrever das pessoas, pois traz um universo cheio de imagens, letras, sons e códigos. Ao mesmo tempo, há uma diversidade de gêneros textuais digitais que emergem e fazem-nos interagir, além de nos estimularem e nos convidarem a participar como leitores e escritores. Muitas vezes, no ciberespaço, o leitor não é passivo, antes, é um produtor de textos que lê e estabelece seu próprio itinerário de leitura ao escolher os materiais que acessará.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393675-07

Referências bibliográficas
  • ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. 17 ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. _____________. Retórica das paixões. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. BLACKMORE, S. The meme machine. Oxford University Press, 2000.
Como citar:

RIBEIRO, Joelma Batista dos Santos; FREITAS, Márcia Silva Pituba; "Desvendando os Memes: uma Proposta para o Ensino de Leitura e Escrita", p. 95 -112. In: Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-07