Gênero de Discurso: Anúncio Publicitário de Alimentos Ultraprocessados
Nardocci, Izilda Maria ; Pagotto, Sabrina Zilli
Resumo:
Este capítulo tem como tema o estudo do gênero de discurso anúncio publicitário. Nosso foco se volta para os anúncios do segmento de alimentos ultraprocessados que são classificados pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde (2014) como alimentos de perfil nutricional menos saudável. Segundo o Guia, o consumo em excesso desses alimentos está associado a doenças crônicas como obesidade, diabetes entre outras. Os alimentos ultraprocessados são promovidos por estratégias de marketing sofisticadas e agressivas, sendo os anúncios determinantes para seu consumo, pois sabe-se que alimentos que são amplamente anunciados são frequentemente consumidos em excesso (FRENCH; STORY; JEFFERY, 2001).
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DOI: 10.5151/9788580393668-07
Referências bibliográficas
- ABRAMS, K. M.; EVANS, C.; DUFF, B. R. L. Ignorance is bliss. How parents of preschool children make sense of front-of-package visuals and claims on food. Apetite, v. 87, p. 20–29, abr. 2015. BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BOA FORMA. edição 328, fevereiro de 2014. _______. edição 347, setembro de 2015.
Como citar:
NARDOCCI, Izilda Maria; PAGOTTO, Sabrina Zilli; "Gênero de Discurso: Anúncio Publicitário de Alimentos Ultraprocessados", p. 183-209. Discurso e Cultura. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393668, DOI 10.5151/9788580393668-07