Uma Experiência Didática com o Futuro do Presente: Reflexão Linguística, Variação e Ensino

Durval, Luiz Felipe da Silva

Resumo:

Na prática pedagógica de nossos professores da educação básica, não poucas vezes se testemunha o predomínio de um ensino que se pode considerar “conteudista”.

Um ensino baseado na transmissão acrítica de conteúdos que coloca o aprendiz numa posição passiva durante o processo de escolarização, o que gera alunos desencantados com o aprendizado e pouco estimulados ao exercício de questionar. Dentre os componentes curriculares de nossa educação básica, o ensino de Português tem sido um forte mantenedor dessa tradição, gerando no aluno um sentimento de incapacidade e insegurança frente ao uso de sua própria língua. Não é raro ouvirmos afirmativas como “Português é muito difícil”, “eu nunca consegui aprender Português na escola” ou “quem é pouco escolarizado fala muito errado”. Apesar de reconhecermos que essas falas possam ter diferentes motivações, é sabido que isso se deve, em grande parte, a uma abordagem inadequada 
do ensino da língua, sobretudo do componente gramatical.

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DOI: 10.5151/9788580393354-07

Como citar:

DURVAL, Luiz Felipe da Silva; "Uma Experiência Didática com o Futuro do Presente: Reflexão Linguística, Variação e Ensino", p. 155-172. Gramática, Variação e Ensino: Diagnose e Propostas Pedagógicas: Edição revista e ampliada - 2018. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393354, DOI 10.5151/9788580393354-07