Uma Experiência Didática com o Futuro do Presente: Reflexão Linguística, Variação e Ensino
Durval, Luiz Felipe da Silva;
Resumo:
Na prática pedagógica de nossos professores da educação básica, não poucas vezes se testemunha o predomínio de um ensino que se pode considerar “conteudista”.Um ensino baseado na transmissão acrítica de conteúdos que coloca o aprendiz numa posição passiva durante o processo de escolarização, o que gera alunos desencantados com o aprendizado e pouco estimulados ao exercício de questionar. Dentre os componentes curriculares de nossa educação básica, o ensino de Português tem sido um forte mantenedor dessa tradição, gerando no aluno um sentimento de incapacidade e insegurança frente ao uso de sua própria língua. Não é raro ouvirmos afirmativas como “Português é muito difícil”, “eu nunca consegui aprender Português na escola” ou “quem é pouco escolarizado fala muito errado”. Apesar de reconhecermos que essas falas possam ter diferentes motivações, é sabido que isso se deve, em grande parte, a uma abordagem inadequada do ensino da língua, sobretudo do componente gramatical.
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DOI: 10.5151/9788580393354-07
Como citar:
DURVAL, Luiz Felipe da Silva;
"Uma Experiência Didática com o Futuro do Presente: Reflexão Linguística, Variação e Ensino",
p. 155 -172.
In:
Gramática, Variação e Ensino: Diagnose e Propostas Pedagógicas.
São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393354,
DOI 10.5151/9788580393354-07