Biomimética: A Natureza Como Modelo, Medida a Mentora para a Transição

Brocco, Giane Cauzzi;

Resumo:

O mundo esta em um período de transição. As sociedades estão experienciando uma ruptura nos seus modelos mais tradicionais. Diante dessa situação, aparentemente, caótica, surge a oportunidade de re-imaginar o futuro, de pensar as relações estabelecidas com o ser humano, com as empresas e com a natureza. Enquanto a disponibilidade de recursos naturais é comprimida pelo crescimento populacional e por padrões de produção inadequados, as organizações procuram referências para crescer de modo sustentável. A Biomimética, ciência que tem a natureza como inspiração, é uma importante ferramenta nesse processo de mudança para um mundo sustentável e de inovações disruptivas, no qual é necessário readequar as indústrias, repensar as lideranças e o impacto de cada ação para o planeta. Para isso, a Biomimética ensina como olhar para os organismos naturais para resolver problemas complexos. Os negócios dependem da natureza, e a busca por soluções sustentáveis é, além de uma boa prática, uma condição necessária para a manutenção da competitividade. Palavras-chave: Biomimética; Inovação; Sustentabilidade; Problemas complexos; Negócios sustentáveis.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393491-07

Referências bibliográficas
  • ANTUNES, Junico et al. Sistemas de produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta. Porto Alegre, Bookman, 2008. BAUMEISTER, Dayna. Biomimicry resource handbook: a seed bank of best practices. Missoula, Printed in the United States of America, 2013. BENYUS, Janine M. Biomimética, inovação inspirada pela natureza. São Paulo, Cultrix, 2006. CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, Cultrix, 2008.
Como citar:

BROCCO, Giane Cauzzi; "Biomimética: A Natureza Como Modelo, Medida a Mentora para a Transição", p. 119 -128. In: Métodos e Processos em Biônica e Biomimética: a Revolução Tecnológica pela Natureza. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393491, DOI 10.5151/9788580393491-07