Cartografia de uma Escuta Sensível

Souza, Lindalva; Noda, Júlia; Lasmar, Lisian; Camargo, Rita;

Resumo:

Criar mapas, construir objetos, fazer desenhos, brincar de faz de conta. Foram muitas as formas de “ouvir” o que dizem as crianças nas ações do processo de escuta lúdica do VIB (Vozes da Infância Brasileira), um dos projetos do Mapa da Infância Brasileira (MIB). Nos encontros, uma das buscas era por imprimir ritmos diferenciados para que os vínculos fossem estabelecidos sem a pressão do tempo que corre em velocidade. Exigiam olhar atento, com calma e disponibilidade para acolher o inusitado, o desconhecido. O papel do pesquisador era às vezes fazer uma simples pergunta, às vezes convidar para brincar, às vezes entrar em cena e às vezes só contemplar em silêncio, observar.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393514-07

Como citar:

SOUZA, Lindalva; NODA, Júlia; LASMAR, Lisian; CAMARGO, Rita; "Cartografia de uma Escuta Sensível", p. 50 -60. In: Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393514, DOI 10.5151/9788580393514-07