Psicólogos nas Escolas Particulares - Desafio para uma atuação histórico-crítica
Bray, Cristiane Toller; Souza, Marilene Proença Rebello de;
Resumo:
Este estudo teve por objeto a atuação de psicólogos, na Educação Básica, da rede particular de ensino. Adotamos fundamentos do materialismo histórico-dialético enquanto base interpretativa e as Psicologias: Histórico-Cultural e Escolar-Educacional para propor uma prática de psicólogos numa perspectiva crítica, no campo da Educação. O objetivo centrou-se em conhecer e analisar as condições de trabalho, atividades desempenhadas, teorias que embasam suas práticas, desafios/dificuldades para exercê-las e expectativas dos contratantes sobre esta atuação. A partir de uma fonte empírica, ouvimos, realizando entrevistas semiestruturadas, dez psicólogos e cinco contratantes (duas coordenadoras pedagógicas e três diretores).
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DOI: 10.5151/9788580393101-07
Referências bibliográficas
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Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora. Bray, C. T. (2011). Queixas escolares na perspectiva de educadores das redes pública e privada: contribuição da psicologia Histórico-Cultural. 182f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Estadual de Maringá,
Maringá.
Como citar:
BRAY, Cristiane Toller; SOUZA, Marilene Proença Rebello de;
"Psicólogos nas Escolas Particulares - Desafio para uma atuação histórico-crítica",
p. 109 -128.
In:
Atualidades na Investigação em Psicologia e Psicanálise.
São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393101,
DOI 10.5151/9788580393101-07