Estudo experimental e numérico sobre remoção de sedimentos num tanque de lastro

Cheng, Liang-Yee; Osello, Pedro Henrique Saggioratto; Pereira, Lucas Soares; Ribeiro, Gabriel Henrique de Souza; Motezuki, Fabio Kenji;

Resumo:

O transporte de água de lastro a longas distâncias pelas embarcações e seu despejo no destino são fontes de preocupação por causa do impacto ambiental que pode ser gerado pela introdução de espécies e/ou materiais não nativos. Como medida de controle, diversas técnicas de monitoração e tratamento de água de lastro têm sido propostas. Uma das abordagens são as técnicas de renovação da água de lastro durante a viagem, tais como flow-through ou sequential exchange. Nos últimos anos, diversos estudos sobre a eficácia destas técnicas foram realizados focando essencialmente na qualidade da água de lastro e segurança operacional. No entanto, a presença dos sedimentos, que apresentam propriedades distintas da água, é sistematicamente desprezada. 

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DOI: 10.5151/9788580393064-07

Referências bibliográficas
  • Bellezi, C. A., Cheng, L.-Y, Nishimoto, K, 2013. Flow conditioning modelling and application to particle method, III International Conference on Particle-based Methods – Fundamentals and Applications PARTICLES 2013. Koshizuka, S., Oka, Y., 1996. Moving-Particle Semi-Implicit method for fragmentation of incompressible fluid. Nuclear Science and Engineering, vol. 123, p. 421-434.
Como citar:

CHENG, Liang-Yee; OSELLO, Pedro Henrique Saggioratto; PEREIRA, Lucas Soares; RIBEIRO, Gabriel Henrique de Souza; MOTEZUKI, Fabio Kenji; "Estudo experimental e numérico sobre remoção de sedimentos num tanque de lastro", p. 149 -170. In: Água de Lastro: Gestão e Controle. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580393064, DOI 10.5151/9788580393064-07