Sentidos de língua/linguagem em aulas de inglês de um curso de letras

PESSOA, Rosane Rocha; BASTOS, Pedro Augusto de Lima;

Resumo:

No segundo semestre de 2014, a primeira autora deste artigo trabalhou os temas raça/racismo e língua/linguagem na disciplina de Prática Oral 2 de Inglês de um curso de graduação em Letras-Inglês. Neste artigo, buscamos discutir os sentidos sobre língua/linguagem – para além da língua como sistema e meio de comunicação –, que treze alunas/os construíram ao longo do semestre. Para fazer essa discussão, colocamos as vozes que constituem o material empírico deste estudo em diálogo com as vozes de autoras/es que teorizam sobre língua/ linguagem em uma perspectiva crítica. O material empírico problematizado neste artigo são relatos orais sobre língua/linguagem feitos pelas/os participantes, com duração de três a cinco minutos, gravados em áudio. Pelo fato de se tratar de uma atividade situada em seu ambiente natural e de buscarmos interpretá-la em termos dos significados que as/os participantes construíram, este é um estudo interpretativista. A discussão indica que, nos relatos, elas/es escolheram temas que desafiam uma concepção tradicional de língua abstrata, homogênea e pura, que está refletida nas gramáticas e nos dicionários. Além disso, sugere que houve um movimento no sentido de perceberem que as questões linguísticas estão intimamente relacionadas a questões de poder e que afetam intimamente a construção das nossas subjetividades e do mundo social.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392708-07

Como citar:

PESSOA, Rosane Rocha; BASTOS, Pedro Augusto de Lima; "Sentidos de língua/linguagem em aulas de inglês de um curso de letras", p. 141 -162. In: Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392708, DOI 10.5151/9788580392708-07