Psicologia social crítica na periferia do capitalismo

GALEÃO-SILVA, Luis;

Resumo:

Neste texto, nós discutiremos a relação entre a dimensão psicológica e a social como definidora do campo da psicologia social tanto no âmbito do conhecimento quanto na prática. A ação de reunir ou dividir esses termos poderia ser apenas uma questão de definição de categorias. Por exemplo, a gramática indica a reunião dos termos como psicossocial. E, no campo da psicologia social, temos tanto a defesa da forma psicossocial como a do hífen do termo psico-social. Propomos contribuir com o conhecimento dessa relação a partir da teoria social e da prática (comprometida com interesses coletivos). Deste modo, consideramos a relação entre o psíquico e o social determinada por mediações históricas. Tanto a sociedade define as condições de existência e formação da dimensão psicológica quanto há nesta dimensão particular diferentes reações – subjugadas, resistentes e criativas – às formas dominantes na sociedade. É na compreensão dialética e histórica das relações entre sociedade e psicologia que se encontra a especificidade do nosso ponto de partida, ou seja, a psicologia social definida a partir da teoria crítica da sociedade. Consideramos esta teoria por meio de dois modelos diferentes – o negativo e o reconstrutivo –, elaborados por teóricos e pesquisadores associados ao Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt. Consideramos essas tendências como matrizes para definir essa relação em um contexto histórico específico, como a periferia do capitalismo que ilumina as formas gerais do tempo histórico. A periferia é, ao mesmo tempo, um posicionamento político e social em relação ao centro detentor do capital, do conhecimento e do poder, bem como um lugar produtor de identificações e identidades sociais de grupos que resistem e criam novas formas de expressão, memória e organização social. Neste sentido, a periferia pode ser compreendida como um significante para designar locais sociais de pessoas oprimidas e desconsideradas como cidadãs.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392357-07

Referências bibliográficas
  • ADORNO, T. Erziehung nach Auschwitz 1966. In: ______. Erziehung zur Mündigkeit, Vorträge und Gespräche mit Hellmuth Becker 1959-1969: Herausgegeben von Gerd Kadelbach. Berlim: Suhrkamp, 1970. p. 88-104.
    FREITAS, M. F. Q. Inserção na comunidade e análise de necessidades: reflexões sobre a prática do psicólogo. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 1998.
    GUARESCHI, P. A. Psicologia social crítica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
    GUIMARÃES ROSA, JOÃO. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
    HONNETH, A. The critique of power: reflective stages in a critical social theory. Boston: MIT Press, 1993.
    _______. A luta pelo reconhecimento. São Paulo: Editora 34, 2003.
    LIMA, A. F.; CIAMPA, A. C. Metamorfose humana em busca da identidade na perspectiva da psicologia social crítica. Porto Alegre: Sulina, 2012.
    MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 21-33, 2000.
    MEAD, G. H. Mind, self and society. Chicago: The University of Chicago Press, 1952.
    NOBRE, M. Modelos de teoria crítica. In: NOBRE, M. (Org.). Curso livre de teoria crítica. Campinas: Papirus, 2008.
    SANTOS, M. Espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2002.
    SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
    ______. Um mestre na periferia do capitalismo. Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades, 1990.
    VOIROL, O. Teoria crítica e pesquisa social: da dialética à reconstrução. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 93, p. 81-99, 2012.
    WIGGERSHAUS, R. A Escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação política. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
Como citar:

GALEÃO-SILVA, Luis; "Psicologia social crítica na periferia do capitalismo", p. 91 -100. In: A psicologia social e a questão do hífen. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392357, DOI 10.5151/9788580392357-07