A contribuição da psicologia para a economia circular
Morini, Ana Maria
Resumo:
O cuidado com o meio ambiente deve ser um esforço de toda a sociedade, cada um aprofundando seus conhecimentos e reflexões sobre suas atuações, com o objetivo de causar o menor impacto possível ao nosso planeta. A psicologia, enquanto ciência que estuda o comportamento humano, colaborou com o marketing traçando estratégias que influenciaram o comportamento de compra do consumidor. Como resultado de estudos sobre preservação do meio ambiente, surge a economia circular, que defende a eliminação do desperdício e introduz o conceito lixo zero. Este capítulo explora a contribuição da psicologia na conscientização das pessoas sobre suas decisões de consumo para atender às necessidades de geração mínima de resíduos.
62 downloads
DOI: 10.5151/9786555503456-06
Referências bibliográficas
- JUSTO, C. S. P. B.; MASSIMI, M. Contribuições da psicologia para área do marketing
- e do conceito de consumidor: uma perspectiva histórica. Revista Psicologia e Saúde,
- v. 9, n. 2, pp. 107-120, maio-ago. 2017.
- KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2002.
- KOTLER, P. Marketing. Edição compacta. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
Como citar:
MORINI, Ana Maria; "A contribuição da psicologia para a economia circular", p. 104-117. ESG e economia circular na gestão 4.0: ações para negócios mais sustentáveis. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503456, DOI 10.5151/9786555503456-06