O Ensino de Período Composto a partir do Gênero Meme: O Relato de uma Proposta para o Trabalho de Sintaxe no Eixo da Análise Linguística/Semiótica

Sibaldo, Marcelo Amorim; Silva, Aline Milena Borges da; Pereira, Kelly Carolaine dos Santos; Miranda, Márcio Allan Silva de;

Resumo:

O objetivo deste capítulo é descrever a oficina ministrada no projeto RULLE. Tal oficina propõe uma nova metodologia para o ensino de Período Composto, levando em consideração o que a BNCC traz para o eixo de Análise Linguística/Semiótica. Para alcançar esse objetivo, o presente capítulo está dividido da seguinte forma: na segunda seção, trazemos brevemente como a BNCC trata a Análise Linguística, discutindo a inclusão da Análise Semiótica em seu bojo; na terceira seção, relatamos como a oficina que propõe uma metodologia para o ensino do tradicional “Período Composto” foi executada; na terceira seção, apresentamos o resultado da avaliação feita da nossa oficina pelos professores da educação básica que estavam presentes; nas “Considerações Finais”, apresentamos alguns achados deste capítulo.

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DOI: 10.5151/9786555501995-06

Referências bibliográficas
  • BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal a que se refere? – 2.ed. – Recife: Pipa Comunicação, 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CAVALCANTE, Mônica M.; OLIVEIRA, Rafael. O recurso aos memes em diferentes padrões de gêneros à luz da Linguística Textual. Desenredo, v. 15, n. 1, p. 8-23. 2019.
Como citar:

SIBALDO, Marcelo Amorim; SILVA, Aline Milena Borges da; PEREIRA, Kelly Carolaine dos Santos; MIRANDA, Márcio Allan Silva de; "O Ensino de Período Composto a partir do Gênero Meme: O Relato de uma Proposta para o Trabalho de Sintaxe no Eixo da Análise Linguística/Semiótica", p. 131 -162. In: Ensino de Línguas: Propostas e Relatos de Experiência. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501995, DOI 10.5151/9786555501995-06