Possibilidades de Intersecção entre o Figurino, a História e os Estudos de Gênero: A Procura de um Recorte Acerca da Lesbianidade nos Filmes Brasileiros

Rabêlo, Luiza; Barros, Simone;

Resumo:

O texto aqui presente buscar criar conexões possíveis acerca das relações entre figurino e memória, e como estes se relacionam com a construção de uma arquetipia imagética ligada a uma minoria – nesse caso específico, sendo tratada a comunidade de mulheres que se relacionam erótica-afetiva-sexualmente com outras mulheres. Para que então possamos fazer um recorte sobre a lesbianidade nos filmes brasileiros em trabalhos subsequentes, sendo base para o projeto de mestrado intitulado Quais corpos nos submetem, que está sendo realizado pela autora no Programa de Pós-Graduação em Design, Cultura e Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde procuramos analisar filmes de modo que se possam extrair concepções de representações sociais e, assim, montar uma linha temporal da representação da mulher lesbiana a partir do figurino de filmes brasileiros. Nesta presente investigação, entretanto, nos limitaremos a traçar as linhas gerais desse estudo, junto com suas bases teóricas principais e exemplos de objetos de estudo, além de uma análise embrionária do filme Amor maldito (1984), da diretora Adélia Sampaio.

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DOI: 10.5151/9786555502206-06

Referências bibliográficas
  • LAGNY, M. O cinema como fonte de história. In: Jorge Nóvoa; Soleni Biscouto LAURETIS, T. Technologies of Gender: Essays on Theory, Film, and Fiction. Indiana University Press, 1987. LOURO, G. L. Cinema e sexualidade. Educação & Amp. Realidade, v. 33, n. 1, Porto Alegre, 2008.
Como citar:

RABêLO, Luiza; BARROS, Simone; "Possibilidades de Intersecção entre o Figurino, a História e os Estudos de Gênero: A Procura de um Recorte Acerca da Lesbianidade nos Filmes Brasileiros", p. 134 -157. In: [entre] outros possíveis – Vol. 3. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502206, DOI 10.5151/9786555502206-06