Ir Em Busca e Vai à Luta: Idiomaticidade em Predicados de Movimento

Oliveira, Vinicius Maciel de;

Resumo:

Pensar o ensino de predicados não é apenas memorizar os núcleos e decorar as diferenças entre verbo transitivo, intransitivo e de ligação, mas sim discutir e explorar a riqueza de possibilidades de formação de predicados a partir de significados mais básicose gerais, como com ir, fazer, dar, ter etc. Com isso, neste capítulo, vamos tratar de predicados de movimento construídos a partir das subpartes ir mais sintagma preposicionado (SPrep). Nosso objetivo geral é demonstrar que uma sintaxe relativamente fixa pode sinalizar, dependendo do contexto de uso e do sintagma preposicionado, alguns significados diferentes do considerado mais básico para essa estrutura (“movimento no espaço concreto de um lugar a outro”). Além dessa finalidade mais descritiva, buscamos, também, discutir questões relacionadas ao ensino de língua materna focalizando estratégias de abordagens das construções em foco.

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DOI: 10.5151/9786555502459-06

Referências bibliográficas
  • BARCELONA, Antonio. The cognitive theory of metaphor and metonymy. In: BARCELONA, A. Metaphor and metonymy at the crossroads: a cognitive perspective. Berlin – New York: Mouton de Gruyter, 2003, p. 1-28. BYBEE, J. Language, Usage and Cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. CROFT, W. Radical construction grammar: syntactic theory in typological perspective. Oxford: Oxford University Press, 2001.
Como citar:

OLIVEIRA, Vinicius Maciel de; "Ir Em Busca e Vai à Luta: Idiomaticidade em Predicados de Movimento", p. 125 -138. In: Ensino de Português: Predicar em (Con)texto. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502459, DOI 10.5151/9786555502459-06