Ir Em Busca e Vai à Luta: Idiomaticidade em Predicados de Movimento

Oliveira, Vinicius Maciel de

Resumo:

Pensar o ensino de predicados não é apenas memorizar os núcleos e decorar as diferenças entre verbo transitivo, intransitivo e de ligação, mas sim discutir e explorar a riqueza de possibilidades de formação de predicados a partir de significados mais básicose gerais, como com ir, fazer, dar, ter etc. Com isso, neste capítulo, vamos tratar de predicados de movimento construídos a partir das subpartes ir mais sintagma preposicionado (SPrep). Nosso objetivo geral é demonstrar que uma sintaxe relativamente fixa pode sinalizar, dependendo do contexto de uso e do sintagma preposicionado, alguns significados diferentes do considerado mais básico para essa estrutura (“movimento no espaço concreto de um lugar a outro”). Além dessa finalidade mais descritiva, buscamos, também, discutir questões relacionadas ao ensino de língua materna focalizando estratégias de abordagens das construções em foco.

38 downloads

Língua portuguesa, Português, ensino de português

DOI: 10.5151/9786555502459-06

Referências bibliográficas
  • BARCELONA, Antonio. The cognitive theory of metaphor and metonymy. In: BARCELONA, A. Metaphor and metonymy at the crossroads: a cognitive perspective. Berlin – New York: Mouton de Gruyter, 2003, p. 1-28.
  • BYBEE, J. Language, Usage and Cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
  • CROFT, W. Radical construction grammar: syntactic theory in typological perspective. Oxford: Oxford University Press, 2001.
Como citar:

OLIVEIRA, Vinicius Maciel de; "Ir Em Busca e Vai à Luta: Idiomaticidade em Predicados de Movimento", p. 125-138. Ensino de português: predicar em (con)texto. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502459, DOI 10.5151/9786555502459-06