Potencial Efeito Desregulador Endócrino e Hepatotóxico de Subprodutos de Desinfecção Presentes em Águas Contaminadas com Clorexidina

Carvalho, Viviane da Silva; Colombo, Renata;

Resumo:

A clorexidina é um biocida amplamente utilizado no mundo, sendo considerado um dos mais eficientes contra bactérias, fungos e leveduras. O seu uso extensivo como desinfetante e antisséptico tem promovido um aumento na incidência dessa substância em corpos hídricos. Em se tratando de águas de abastecimento, estudos mostram que as etapas usualmente empregadas nas estações de tratamento de águas (ETA) não removem completamente esta substância das águas. Adicionalmente, por apresentar caráter catiônico, reações entre a clorexidina e as espécies de cloro (presentes na etapa de cloração) podem levar à formação de subprodutos da desinfecção (DBP). Os DBP são substâncias que podem ser tão ou mais tóxicas que as suas substâncias orgânicas precursoras e, por isso, é necessário o seu monitoramento e regulamentação. O objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento da clorexidina quando submetida a uma condição de cloração similar à aplicada na ETA, identificar os DBP formados e avaliar a toxicidade dos subprodutos formados. Para isso, a solução de clorexidina foi exposta a 2 mgL-1 de cloro livre, pH 6, 20 °C, na presença de luz e diferentes tempos de reação. O monitoramento da clorexidina e dos DBP formados foi realizado por meio de análises por cromatografia líquida acoplada ao espectrômetro de massas. A toxicidade (receptor de estrogênio, receptor de androgênio, receptor de tiroide A e B e hepatoxicidade) foi avaliada via modelos preditivos, utilizando a plataforma Vega. Os resultados obtidos mostraram que a clorexidina reage parcialmente com o cloro, formando DBP que apresentam atividade de desregulação endócrina e/ou hepatoxicidade.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501551-06

Referências bibliográficas
  • ALENCAR, E. L. C. et al. Avaliação da citotoxicidade e da genotoxicidade do antisséptico bucal gluconato de clorexidina 0,12 % em células meristemáticas de raízes de Allium cepa. Revinter, v.12, n. 2, p. 5-13, 2019. ALLINGER, N. Química Orgânica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1978. BARBIN, L. E. et al. Determination of para-chloroaniline and reactive oxygen species in chlorhexidine and chlorhexidine associated with calcium hydroxide. Journal of endodontics, v. 34, n. 12, p. 1508-1514, 2008.
Como citar:

CARVALHO, Viviane da Silva; COLOMBO, Renata; "Potencial Efeito Desregulador Endócrino e Hepatotóxico de Subprodutos de Desinfecção Presentes em Águas Contaminadas com Clorexidina", p. 115 -128. In: Agendas Locais e Globais da Sustentabilidade: Ciência, Tecnologia, Gestão e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501551, DOI 10.5151/9786555501551-06