New Look: Arte e Moda

Pineda, Jorge Luis ; Barros, Simone

Resumo:

O objetivo do presente artigo é fazer um breve comparativo entre dois acontecimentos singulares da história da arte e da moda, que colocaram a vestimenta como foco principal das suas obras e deram à saia o papel mais importante nas suas apresentações: o icônico new look de Christian Dior, com sua famosa saia corolle, e o polêmico new look de Flávio de Carvalho, com sua irreverente e revolucionária saia curta. Ditas expressões compartilhavam o nome, mas diferiam em intenção. Enquanto a primeira procurava resgatar a feminilidade das mulheres perdida nos anos de guerra, a segunda procurava conceber um tipo de roupa masculina mais adequado ao clima de um país tropical. A proposta deste artigo é acompanhar, por meio dessas manifestações artísticas, a trajetória de uma peça de vestuário, a saia, que com o passar dos séculos tem se transformado e reinventado de maneira considerável e, quando é constituída dentro do pronunciamento artístico, tem o poder de ressignificar alguns códigos.

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design, Desenho industrial, Arquitetura e Design, design de produto

DOI: 10.5151/9786555501056-06

Referências bibliográficas
  • CARVALHO, Flávio de. A moda e o novo homem. São Paulo: Azougue, 2010.
  • CHIARELLI, Tadeu, Flávio de Carvalho: Questões sobre a arte da ação. Catálogo da Exposição Flávio de Carvalho – 100 anos de um revolucionário romântico. 1999.
  • FERREIRA, Paulo de. Corpo trajado: liberdade em Flávio de Carvalho. MG: UFU, 2019.
Como citar:

PINEDA, Jorge Luis; BARROS, Simone; "New Look: Arte e Moda", p. 136-147. Fronteiras do design: (entre) outros possíveis - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501056, DOI 10.5151/9786555501056-06