O Inferno, o Purgatório e o Paraíso na “Pedagogia do Oprimido” – a Busca por uma Educação Libertadora

Navarro, Aidil ; Nascimento, Claudia R. S.

Resumo:

Este artigo tem como escopo uma reflexão a respeito dos vícios e das virtudes humanas, representação do mal e do bem, presentes nas obras Pedagogia do Oprimido (2014), de Paulo Freire, e A Divina Comédia (1989), de Dante Alighieri, na qual é possível estabelecer uma leitura comparativa ancorada na perspectiva retórica, principalmente, na construção argumentativa do discurso, o logos. O paralelo se dá mesmo com o distanciamento tempo/espaço das duas obras: Dante, século XIV, e Freire, século XX.

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análise do discurso, retórica

DOI: 10.5151/9786555501612-06

Referências bibliográficas
  • ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. 5. ed. v. 1/Inferno. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989.
  • ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. 5. ed. v. 2/Purgatório & Inferno. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989.
  • ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Tradução de Jean Voilquin e Jean Capelle. 14. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.
Como citar:

NAVARRO, Aidil; NASCIMENTO, Claudia R. S.; "O Inferno, o Purgatório e o Paraíso na “Pedagogia do Oprimido” – a Busca por uma Educação Libertadora", p. 83-96. Inteligência retórica: o logos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501612, DOI 10.5151/9786555501612-06