Desdobramentos na Educação Formal Durante a Pandemia da Covid-19: Das Contradições na Educação à Unidade Afeto-Cognição na Atividade Pedagógica
Bernardes, Maria Eliza Mattosinho ; Barbosa, Ana Paula ; Lopes, Mara Aparecida de Castilho
Resumo:
Tendo em vista as mudanças instituídas no campo educacional e evidenciadas pela necessidade de transformação na situação social emergente da sociedade em crise, tem-se como objetivo analisar os desdobramentos da covid-19 na educação formal e explicitar as condições necessárias para o desenvolvimento humano a partir das vivências de estudantes do ensino superior público no ano de 2020 a partir dos pressupostos do enfoque histórico-cultural (VIGOTSKI, 2001, LEONTIEV, 1983) no enfrentamento aos desdobramentos do distanciamento físico na educação formal.
36 downloads
DOI: 10.5151/9786555501179-06
Referências bibliográficas
- ALVARENGA, F.; PARREIRA, M. Comissão da Câmara faz relatório com críticas à atuação do Ministério da Educação durante a pandemia. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/17/comissao-da-camarafaz-relatorio-com-criticas-a-atuacao-do-ministerio-da-educacao-durante-apandemia.ghtml Acesso em: 28 de jul. de 2020.
- BATISTÃO, S. P. S. Educação inclusiva ou educação para todos? Contribuições da teoria histórico-cultural para uma análise crítica da realidade escolar. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
- BEATÓN, G. A. La persona en el enfoque histórico cultural. São Paulo: Linear B, 2005.
Como citar:
BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho; BARBOSA, Ana Paula; LOPES, Mara Aparecida de Castilho; "Desdobramentos na Educação Formal Durante a Pandemia da Covid-19: Das Contradições na Educação à Unidade Afeto-Cognição na Atividade Pedagógica", p. 149-176. Drama humano na sociedade do espetáculo: reflexões sobre arte, educação e políticas públicas, em tempos de pandemia. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501179, DOI 10.5151/9786555501179-06