Rotulagem Ambiental: A Importância da Certificação Frente aos Diversos Apelos Ambientais Presentes no Mercado Brasileiro

Ribeiro, Vinicius Gomes

Resumo:

Conforme as políticas ambientais avançam no cenário mundial, o crescimento dos apelos ambientais em rótulos de produtos e serviços vem acompanhando esta mesma tendência. No ano de 2014, o Instituto Market Analysis divulgou um estudo, realizado entre os anos 2010 e 2014, que constatou um aumento de 327% dos apelos ambientais nos rótulos dos produtos (MARKET ANALYSIS, 2014). Esse aumento dos rótulos ou declarações ambientais nas embalagens dos produtos pode ser explicado pela mudança de mentalidade dos consumidores.

Antigamente, o principal critério para a aquisição de um produto era, além da sua qualidade, o preço, não havendo preocupação com os eventuais impactos 
que tais produtos poderiam acarretar ao meio ambiente.

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Desenho industrial, Sustentabilidade, Ecovisões Projetuais, Pesquisas em Design, design e sustentabilidade, sustentabilidade no design

DOI: 10.5151/9786555500493-06

Referências bibliográficas
  • ANGELOCCI, M. A.; RECKZIEGEL, V.; JAOUDE, F. G.; PIVA, R. S.; FUSTAINO, J. Análise do comportamento do consumidor: a escolha do produto verde. In: Conferência Internacional em Gestão de Negócios, 1.,2015,
  • Cascavel. Resumos...Cascavel: UNIOESTE, 2015 Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/cingen/artigos_site/convertido/2_Sustentabilidade/Analise_do_comportamento_do_consumidor_a_escolha_do_produto_verde.
  • Acesso em: 24 jul. 2017.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14020:2002: Rótulos e declarações ambientais, princípios gerais. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14021:2013: Rótulos e declarações ambientais - Autodeclarações ambientais (Rotulagem do tipo II). Rio de Janeiro, 2013.
Como citar:

RIBEIRO, Vinicius Gomes; "Rotulagem Ambiental: A Importância da Certificação Frente aos Diversos Apelos Ambientais Presentes no Mercado Brasileiro", p. 87-94. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500493, DOI 10.5151/9786555500493-06