Estereótipos de Gênero na Escolha Profissional e de Carreira no Contexto Brasileiro

Santos, Erica Karine Santana ; Cerqueira-Santos, Elder

Resumo:

A cada ano, milhares de estudantes se submetem aos processos seletivos para o ingresso nas universidades, os quais têm como marco a escolha profissional e de carreira. Segundo dados do INEP (2018), a edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 6.774.891 inscrições; quanto ao perfil dos participantes, 59,1% dos inscritos confirmados eram do sexo feminino e 40,9% do sexo masculino. A escolha profissional pode ser considerada como um fato social que integra o indivíduo ao mundo do trabalho, a partir de suas habilidades e competências. Seu objetivo é uma sincronização entre o universo do trabalho e a realização
pessoal, cujas raízes situam-se no mundo lúdico da infância, no que Dejours (1994,apud Silva, 2006) denomina “teatro da infância”, quando as crianças brincam de faz-de-conta sobre profissões, para posteriormente acontecer o exercício de busca 
de satisfação no mundo dos adultos, no “teatro do mundo do trabalho”.

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Psicologia, Sociologia, exclusão social

DOI: 10.5151/9786555060393-06

Como citar:

SANTOS, Erica Karine Santana; CERQUEIRA-SANTOS, Elder; "Estereótipos de Gênero na Escolha Profissional e de Carreira no Contexto Brasileiro", p. 117-132. Processos psicossociais de exclusão social. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555060393, DOI 10.5151/9786555060393-06