O Jogo da Língua: Games de Morfossintaxe

Lebler, Cristiane Dall’ Cortivo;

Resumo:

Preparar estudantes de Letras para uma atuação docente que alie didática e conhecimento teórico é um desafio com o qual se deparam os cursos de formação de professores. A recomendação das Diretrizes CurricularesNacionais é que a convergência entre teoria e prática deva acontecer desde os primeiros semestres do curso, seja nas disciplinas específicas, seja nas disciplinas de formação geral. Assim, este capítulo tem como objetivo apresentar uma experiência de produção de jogos de Morfossintaxe, realizada no curso de Letras de uma universidade comunitária do interior do Rio Grande do Sul, com vistas a transpor os conhecimentos específicos da área para o campo pedagógico. Nossa metodologia consistiu em um estudo detalhado da morfologia da língua portuguesa e sua consequente transformação em objeto de ensino, por meio da produção de diferentes materiais didáticos. Foram produzidos oito jogos, quais sejam:Morfocassino, Caçafixos, Se vira nos 30, Stop, Morfolândia, Cubo Mágico, Qual é a música? e o Quebra-cabeça morfossintático. Além de gerarem produtos quepoderão ser usados futuramente pelos próprios estudantes, eles mesmos tiveram a oportunidade de testar seus conhecimentos, por meio do uso dos jogos criadospor meio dessa atividade.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394269-06

Referências bibliográficas
  • BASÍLIO, M. Teoria Lexical. São Paulo: Ática, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para Graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – p. 8-12. FINGER, I.; QUADROS, R. M. de. Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.
Como citar:

LEBLER, Cristiane Dall’ Cortivo; "O Jogo da Língua: Games de Morfossintaxe ", p. 115 -132. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-06