Multimodalidade: Ampliação e Ressignificação dos Sentidos – Novas Conexões em Ambiente Escolar
Roza, Edleide Santos; Menezes, Ângela Maria De Araújo;
Resumo:
Nos últimos anos, por meio da rede mundial de computadores, as pessoas têm sido continuamente expostas a uma infinidade de gêneros constituídos por múltiplas linguagens ou semioses – escrita, imagem, som, cores, linhas, tamanho, ritmos, música, dentre outras – são os denominados textos multimodais ou multissemióticos. A multimodalidade, portanto, é um traço constitutivo dos gêneros, que se materializam em textos, nos quais os modos de dizer utilizam-se das mais variadas linguagens para fazer significar, isto é, criar sentidos. Nela, a representação e a comunicação são estruturadas por meio da multiplicidade de modos que, articulados, concorrem para a produção de significados. A base de sua constituição (fragmentação, seleção, variedade de estímulos) e, consequentemente, de sua compreensão leitora (leitura simultânea, associação, conexão) pressupõe os postulados defendidos pelo conexionismo, um paradigma da cognição.
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DOI: 10.5151/9788580394085-06
Como citar:
ROZA, Edleide Santos; MENEZES, Ângela Maria De Araújo;
"Multimodalidade: Ampliação e Ressignificação dos Sentidos – Novas Conexões em Ambiente Escolar",
p. 123 -146.
In:
Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas.
São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394085,
DOI 10.5151/9788580394085-06