Multimodalidade: Ampliação e Ressignificação dos Sentidos – Novas Conexões em Ambiente Escolar

Roza, Edleide Santos ; Menezes, Ângela Maria De Araújo

Resumo:

Nos últimos anos, por meio da rede mundial de computadores, as pessoas têm sido continuamente expostas a uma infinidade de gêneros constituídos por múltiplas linguagens ou semioses – escrita, imagem, som, cores, linhas, tamanho, ritmos, música, dentre outras – são os denominados textos multimodais ou multissemióticos. A multimodalidade, portanto, é um traço constitutivo dos gêneros, que se materializam em textos, nos quais os modos de dizer utilizam-se das mais variadas linguagens para fazer significar, isto é, criar sentidos. Nela, a representação e a comunicação são estruturadas por meio da multiplicidade de modos que, articulados, concorrem para a produção de significados. A base de sua constituição (fragmentação, seleção, variedade de estímulos) e, consequentemente, de sua compreensão leitora (leitura simultânea, associação, conexão) pressupõe os postulados defendidos pelo conexionismo, um paradigma 

da cognição.

57 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580394085-06

Como citar:

ROZA, Edleide Santos; MENEZES, Ângela Maria De Araújo; "Multimodalidade: Ampliação e Ressignificação dos Sentidos – Novas Conexões em Ambiente Escolar", p. 123-146. Multimodalidade e práticas de multiletramentos no ensino de línguas. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394085, DOI 10.5151/9788580394085-06