Considerações Finais

Leite, Marcela Barbosa;

Resumo:

O propósito desse trabalho foi investigar como a “historicidade da vida” de Dilthey possibilitou a Heidegger o desenvolvimento de sua “hermenêutica da facticidade”. O foco de nosso estudo recaiu, principalmente, sobre a análise da fase em que Heidegger ingressa na Universidade de Friburgo como professor-assistente de Husserl (1919-1923) e tem seus cursos voltados predominantementepara o fenômeno da “vida”. A motivação por este tema surgiu com a nossa aposta de que Dilthey ocupa um lugar privilegiado no pensamento de Heidegger, pelo menos até Ser e Tempo. De sua filosofia, como demonstramos, ele extrai elementos conceituais que foram decisivos não apenas para a sua “hermenêutica da facticidade”, mas também para a elaboração de sua “hermenêutica da existência”. Todavia, nossa suspeita nos levara ainda mais longe: à hipótese – agora comprovada – de que a presença de Dilthey não se verifica apenas nessas duas fases, mas se revela igualmente determinante desde o começo da formação acadêmica e intelectual de Heidegger.

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