A Plataforma MOODLE na criação de um curso utilizando princípios da aprendizagem adaptativa

Silva, Renata Oliveira da; Filho, Braz da Silva Ferraz; Lopes, Luana Monique Delgado; Peixoto, Régis Nepomuceno; Souza, Márcio Vieira de;

Resumo:

Pensando na evolução da sociedade e no modo como a cada nova geração as formas de criação, disseminação e recepção de informações vêm sofrendo radicaistransformações, devem os educadores estar atentos às particularidades de cada indivíduo, a fim de proporcionar uma melhor apropriação do conhecimento. Diante dessas mudanças sociais, Prensky (2001) traz o termo “nativos digitais”, para descrever os indivíduos que nasceram após o desenvolvimento da tecnologia que é utilizada até nas atividades mais básicas de seu cotidiano. Para  ele, os nativos digitais absorvem a informação de uma maneira diferente, o que acarreta também que seu modo de aprendizagem seja bastante diferenciado. Prensky (2010) ainda enfatiza que cada sujeito aprende conforme suas experiências prévias de vida, e que os estudantes de hoje já não são mais as pessoas para as quais os métodos de ensino conhecidos foram criados. Tão logo, a abordagem “one-size-fits-all” não cabe ao atual contexto educacional em que os estudantes estão inseridos.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393613-06

Referências bibliográficas
  • ARRUDA, M. P.; LISBOA, M. D. Construindo competências para o século XXI. Dilemas e reflexões do professor pesquisador. In: EHLERS, A. C. S. T.; TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Florianópolis, SC: Bookess, 2015. BECHARA, J. J. B.; HAGUENAUER, C. J. Por uma aprendizagem adaptativa baseada na plataforma MOODLE. Educaonline, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 1-10, 2010. BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFRGS. Web of science: tutorial. 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2016.
Como citar:

SILVA, Renata Oliveira da; FILHO, Braz da Silva Ferraz; LOPES, Luana Monique Delgado; PEIXOTO, Régis Nepomuceno; SOUZA, Márcio Vieira de; "A Plataforma MOODLE na criação de um curso utilizando princípios da aprendizagem adaptativa", p. 151 -164. In: EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-06