Sociorretórica: da Leitura e da Escrita para Além do Contexto Escolar

Moura, Luisiana Ferreira; Vidal, Luanny;

Resumo:

Todas as vezes que propomos uma produção escrita, deparamo-nos com a resistência dos alunos, pois eles encaram a atividade como algo complexo com obstáculos intransponíveis. A questão é que essas dificuldades são construídas pelo aluno sob a concepção de que não conseguirá realizar a tarefa ou de que o resultado será medíocre. As afirmativas que corroboram esse cenário, repetindo-se de aluno a aluno, são as de que não sabem colocar no papel o que “está na cabeça”, ou seja, não conseguemfazer a transposição das ideias e dos pensamentos para o texto escrito com intencionalidade, articulação e clareza. Outras vezes, dizem que não sabem o que escrever ou que não têm sobre o que falar.

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DOI: 10.5151/9788580393675-06

Referências bibliográficas
  • ARISTÓTELES. Retórica. Ver. Levi Condinho. 2 ed. Lisboa: Biblioteca de Autores Clássicos, 2005. BAZERMAN. C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2011. ____________. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, p.69-70.
Como citar:

MOURA, Luisiana Ferreira; VIDAL, Luanny; "Sociorretórica: da Leitura e da Escrita para Além do Contexto Escolar", p. 80 -94. In: Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-06