Indeterminação do Sujeito: Proposta Pedagógica a Partir dos Três Eixos para o Ensino de Gramática

Souza, Daniela da Silva de;

Resumo:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) criaram novos desafios para os professores de Língua Portuguesa em relação ao ensino de língua materna. A partir da publicação e interpretação do documento, os docentes começaram a se fazer algumas perguntas: (i) como abordar o ensino de gramática nas aulas?; (ii) um bom professor de Língua Portuguesa é aquele que consegue trabalhar o maior número de gêneros textuais ao longo de um ano letivo?; (iii) ensinar variação linguística consiste em definir norma-padrão e fazer a distinção entre linguagem formal e informal? Levando em conta as orientações propostas, os docentes prosseguiram com seu trabalho ora apresentando gêneros textuais, ora oferecendo certos conceitos gramaticais, ora tentando trabalhar com as duas perspectivas. Apesar das mudanças inseridas em suas práticas pedagógicas, esses profissionais percebiam que a aquisição de certas competências no plano linguístico por parte de seus alunos ainda ocorria de forma insatisfatória e que as diretrizes para o tratamento do componente gramatical careciam de encaminhamentos objetivos.

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DOI: 10.5151/9788580393354-06

Como citar:

SOUZA, Daniela da Silva de; "Indeterminação do Sujeito: Proposta Pedagógica a Partir dos Três Eixos para o Ensino de Gramática", p. 121 -154. In: Gramática, Variação e Ensino: Diagnose e Propostas Pedagógicas. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393354, DOI 10.5151/9788580393354-06