Intervenções no escolar: problemáticas da inclusão

Lerner, Ana Beatriz Coutinho; Caitano, Daniele Silva; Cavalcanti, Isabel Correa Netto;

Resumo:

Nas últimas décadas, os avanços nas políticas públicas trouxeram a questão da diversidade para o centro do debate educacional. O movimento em favor da inclusãodos diferentes é fruto de reivindicações políticas e sociais sobre igualdade de direitos e cidadania. No que concerne ao âmbito da saúde mental, esse movimento ensejou o questionamento de uma série de dispositivos de tratamento que se sustentavam sobre uma lógica da segregação: leprosários, asilos, manicômios e, mais recentemente, os hospitais psiquiátricos. Podemos afirmar que o mote do movimento antimanicomial foi a humanização das relações entre sujeitos, sociedade e instituições e a decorrente construção de espaços de articulação dos excluídos no tecido social (Coutinho e Aversa, 1997). No que tange à infância, a escola configura-se como um espaço privilegiado de circulação e pertencimento social e não tardou para que os princípios da reforma antipsiquiátrica chegassem às escolas e produzissem seus primeiros abalos.  

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DOI: 10.5151/9788580392906-06

Referências bibliográficas
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Como citar:

LERNER, Ana Beatriz Coutinho; CAITANO, Daniele Silva; CAVALCANTI, Isabel Correa Netto; "Intervenções no escolar: problemáticas da inclusão", p. 101 -114. In: Concepções e proposições em Psicologia e Educação. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-06