Intervenções no escolar: problemáticas da inclusão
Lerner, Ana Beatriz Coutinho ; Caitano, Daniele Silva ; Cavalcanti, Isabel Correa Netto
Resumo:
Nas últimas décadas, os avanços nas políticas públicas trouxeram a questão da diversidade para o centro do debate educacional. O movimento em favor da inclusão
dos diferentes é fruto de reivindicações políticas e sociais sobre igualdade de direitos e cidadania. No que concerne ao âmbito da saúde mental, esse movimento ensejou o questionamento de uma série de dispositivos de tratamento que se sustentavam sobre uma lógica da segregação: leprosários, asilos, manicômios e, mais recentemente, os hospitais psiquiátricos. Podemos afirmar que o mote do movimento antimanicomial foi a humanização das relações entre sujeitos, sociedade e instituições e a decorrente construção de espaços de articulação dos excluídos no tecido social (Coutinho e Aversa, 1997). No que tange à infância, a escola configura-se como um espaço privilegiado de circulação e pertencimento social e não tardou para que os princípios da reforma antipsiquiátrica
chegassem às escolas e produzissem seus primeiros abalos.
56 downloads
DOI: 10.5151/9788580392906-06
Referências bibliográficas
- Bastos, M. B., & Kupfer, M. C. M. (2010). A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Estilos clin. [on-line]. 15(1), 116-125. Brasil. Secretaria de Educação Especial. (2008a). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília. [Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela portaria n. 555/2007, prorrogada pela portaria n. 948/2007, entregue ao ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008]. Recuperado em março, 2017, de http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Coutinho, A.; & Aversa, P. (2005). Sobre a experimentação da loucura no campo escolar. In COLI, F., & Kupfer, M. (Orgs.). Travessias – inclusão escolar: a experiência do grupo ponte –Pré-escola Terapêutica Lugar de Vida. São Paulo: Caso do Psicólogo.
Como citar:
LERNER, Ana Beatriz Coutinho; CAITANO, Daniele Silva; CAVALCANTI, Isabel Correa Netto; "Intervenções no escolar: problemáticas da inclusão", p. 101-114. Concepções e proposições em Psicologia e Educação: A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-06