Conclusões

Retorta, Miriam Sester;

Resumo:

Este estudo teve como objetivo principal investigar quais são os efeitos retroativos da prova de língua inglesa do vestibular da Universidade Federal do Paraná, no ensino dessa língua, em nível médio de escolas públicas, privadas e cursos pré-vestibulares. Os resultados do estudo oferecem evidências de que não há efeito retroativo nos cenários das escolas públicas. O que direciona as aulas são os conteúdos dos sumários dos livros didáticos adotados por cada escola. No caso das duas escolas estudadas, os livros são os mais baratos do mercado e estão embasados em uma visão tradicional de ensino de gramática e tradução.  

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DOI: 10.5151/9788580391541-06

Como citar:

RETORTA, Miriam Sester; "Conclusões", p. 297 -306. In: Efeito retroativo do vestibular da Universidade Federal do Paraná no ensino de língua inglesa em nível médio no Paraná. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580391541, DOI 10.5151/9788580391541-06