Resultados e discussão

Giovanetti, Rodrigo Manoel

Resumo:

Pesquisamos uma escola da região oeste da cidade de São Paulo. É uma escola que atende a crianças da periferia da cidade, ou seja, crianças de famílias com menor nível socioeconômico. Possui treze salas de aula, uma cozinha, sala da diretoria, secretaria, estacionamento, uma quadra desportiva e uma biblioteca. Ainda apresenta uma sala para guardar materiais diversos. A sala dos professores se localiza em frente ao estacionamento e à sala de reuniões/vídeo. Na entrada pode-se ver o pátio, a cozinha e a biblioteca. Próximo a elas estão a secretaria e a sala da diretoria. A escola, incluindo as salas de aula, apresenta um aspecto mais antigo, rústico, com paredes sujas e riscadas, bem como as carteiras e as lousas visivelmente desgastadas.

60 downloads

Psicanálise, Psicologia, Escola

DOI: 10.5151/9786555503531-05

Referências bibliográficas
  • BUUNK, B. P.; DOOSJE, B.J.; JANS, L. G. J. M.; HOPSTAKEN, L. E. M. Perceived reciprocity,
  • social support, and stress at work: The role of exchange and communal orientation.
  • Journal of Personality and Social Psychology, v. 65, n. 4, p. 801-811, 1993.
  • CAMADA, I. M. Apoio social e saúde mental entre professores. Dissertação – Faculdade de
  • Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
  • CAMPOS, M. M. A formação de professores para crianças de 0 a 10 anos. Educação e Sociedade,
  • v. 68, p. 126-142, 1999.
Como citar:

GIOVANETTI, Rodrigo Manoel; "Resultados e discussão", p. 64-83. A escola como ambiente de trabalho saudável para o professorado: concepções de apoio social na teoria dos fatores psicossociais no trabalho e na psicanálise. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503531, DOI 10.5151/9786555503531-05