Design como Ferramenta de Inclusão no Desenvolvimento de Modelos Didáticos para Estudantes Com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática De Literatura
Design como Ferramenta de Inclusão no Desenvolvimento de Modelos Didáticos para Estudantes Com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática De Literatura
Souza, Sarah Jessica Diniz de; Silva, Germannya D'Garcia Araújo;
Resumo:
O presente artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura vinculada à pesquisa de mestrado em andamento, que estuda o uso de modelos didáticos como método de ensino e inclusão para estudantes com deficiência visual. O estudo buscou identificar as estratégias de design usadas na concepção e aplicação desses recursos em diferentes níveis de ensino. O método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) foi aplicado na busca de informação em duas bases de dados: Web of Science e SCOPUS. Como resultado foi identificada uma lacuna de metodologias inclusivas para educação no ensino superior. As abordagens sobre co-design, design instrucional e design universal foram as principais estratégias aplicadas e a fabricação digital apresentou-se como uma tendência para a produção de modelos didáticos para prover a educação inclusiva.
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O presente artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura vinculada à pesquisa de mestrado em andamento, que estuda o uso de modelos didáticos como método de ensino e inclusão para estudantes com deficiência visual. O estudo buscou identificar as estratégias de design usadas na concepção e aplicação desses recursos em diferentes níveis de ensino. O método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) foi aplicado na busca de informação em duas bases de dados: Web of Science e SCOPUS. Como resultado foi identificada uma lacuna de metodologias inclusivas para educação no ensino superior. As abordagens sobre co-design, design instrucional e design universal foram as principais estratégias aplicadas e a fabricação digital apresentou-se como uma tendência para a produção de modelos didáticos para prover a educação inclusiva.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9786555503463-05
Referências bibliográficas
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Como citar:
SOUZA, Sarah Jessica Diniz de; SILVA, Germannya D'Garcia Araújo;
"Design como Ferramenta de Inclusão no Desenvolvimento de Modelos Didáticos para Estudantes Com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática De Literatura",
p. 78 -93.
In:
Anais III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2023: DESIGN [em fronteira] 07-11AGOSTO2023.
São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463,
DOI 10.5151/9786555503463-05