Design como Ferramenta de Inclusão no Desenvolvimento de Modelos Didáticos para Estudantes Com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática De Literatura

Design como Ferramenta de Inclusão no Desenvolvimento de Modelos Didáticos para Estudantes Com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática De Literatura

Souza, Sarah Jessica Diniz de; Silva, Germannya D'Garcia Araújo;

Resumo:

O presente artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura vinculada à pesquisa de mestrado em andamento, que estuda o uso de modelos didáticos como método de ensino e inclusão para estudantes com deficiência visual. O estudo buscou identificar as estratégias de design usadas na concepção e aplicação desses recursos em diferentes níveis de ensino. O método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) foi aplicado na busca de informação em duas bases de dados: Web of Science e SCOPUS. Como resultado foi identificada uma lacuna de metodologias inclusivas para educação no ensino superior. As abordagens sobre co-design, design instrucional e design universal foram as principais estratégias aplicadas e a fabricação digital apresentou-se como uma tendência para a produção de modelos didáticos para prover a educação inclusiva.

0:

O presente artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura vinculada à pesquisa de mestrado em andamento, que estuda o uso de modelos didáticos como método de ensino e inclusão para estudantes com deficiência visual. O estudo buscou identificar as estratégias de design usadas na concepção e aplicação desses recursos em diferentes níveis de ensino. O método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) foi aplicado na busca de informação em duas bases de dados: Web of Science e SCOPUS. Como resultado foi identificada uma lacuna de metodologias inclusivas para educação no ensino superior. As abordagens sobre co-design, design instrucional e design universal foram as principais estratégias aplicadas e a fabricação digital apresentou-se como uma tendência para a produção de modelos didáticos para prover a educação inclusiva.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503463-05

Referências bibliográficas
  • BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos.Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional.Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm.Acesso em 27 abril .2023.BRITO, Jaíne da Silva; TEIXEIRA, Verônica Rejane Lima. Educação Inclusiva e o Papeldo Professor. Id on Line Rev.Mult.Psic.,2020, vol.14, n.52, p.718-728.ISSN: 1981-1179.Cuellar-Reynaga,Daniel. Touch and Learn: Turning Simple Objects Into LearningMaterials. Mexico: International Conference on Inclusive Technologies and Education(CONTIE), 2019, p. 135-1355, doi: 10.1109/CONTIE49246.2019.00033.
Como citar:

SOUZA, Sarah Jessica Diniz de; SILVA, Germannya D'Garcia Araújo; "Design como Ferramenta de Inclusão no Desenvolvimento de Modelos Didáticos para Estudantes Com Deficiência Visual: Uma Revisão Sistemática De Literatura", p. 78 -93. In: Anais III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2023: DESIGN [em fronteira] 07-11AGOSTO2023. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463, DOI 10.5151/9786555503463-05