Divulgação Científica: Notas sobre Popularização da Linguística na Internet e na Sala de Aula

Hochsprung, Vitor;

Resumo:

A oficina “Gramática é ciência: a divulgação científica na sala de aula”, ministrada no evento X Jornadas do PET-Letras da UFPE é fruto de reflexões que venho, enquanto acadêmico de pós-graduação, fazendo acerca de: (i) o ensino de gramática; e (ii) a divulgação e popularização da ciência linguística. É responsável de minha parte assumir que essa oficina também foi reproduzida em outros ambientes, como uma atividade isolada no PET-Letras da UFSC e também no evento ABRALIN em Cena 16, que abordou a popularização da linguística. Da mesma forma, também é responsável que eu esclareça que este capítulo não tem por objetivo apresentar resultados científicos advindos de uma pesquisa em que descrevi e analisei dados. A proposta é seguir a linha reflexiva das oficinas e alimentar uma conversa sobre como a divulgação e popularização da linguística pode ser feita, entre outros ambientes, nas escolas. Também usarei a minha experiência como divulgador científico para relatar percepções que venho tendo desde o início da minha prática, em março de 2020.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501995-05

Referências bibliográficas
  • PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2010. PILATI, Eloisa. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Campinas, SP: Pontes Editores. 2017. PIRES DE OLIVEIRA, Roberta; QUAREZEMIN, Sandra. Gramáticas na escola. Petrópolis: Vozes, 2016.
Como citar:

HOCHSPRUNG, Vitor; "Divulgação Científica: Notas sobre Popularização da Linguística na Internet e na Sala de Aula", p. 113 -130. In: Ensino de Línguas: Propostas e Relatos de Experiência. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501995, DOI 10.5151/9786555501995-05