Construções com Verbo Suporte para Expressão de Emoções: Abrir-se, o Corpo em Cena e Ensina

Vieira, Marcia dos Santos Machado ; Aguiar, Millena Machado de

Resumo:

Tratamos de predicadores com verbo (semi-)suporte a partir de dados licenciados por construções metonímicas no Português, do Brasil e de Portugal. Focalizamos predicadores não composicionais que são recrutados como núcleos a estruturarem predicações pessoais (in)transitivas em textos do espaço discursivo digital. Analisamos dados de construções com noção semântica relacionada, próxima ou semelhante à associada ao predicador “abrir(-se)”, embora, a título de comparação, lancemos mão também de dados com referência a uma postura psicológica oposta (“fechar(-se)”). Todos envolvem alguma parte do corpo humano (dar ouvidos, abrir o coração). Descrevemos: quais partes do corpo são mais recrutadas para o slot de elemento não verbal, com quais verbos tais partes mais se compatibilizam e que sentidos podem ser ativados por meio dessas construções. Entendemos que elas têm algum grau de cristalização formal e semântica, mas exploramos o caráter regular dos (semi-)idiomatismos (resultantes de construcionalização lexical). Percebemos neles esquematicidade e até produtividade relativamente afins às de unidades construcionais gramaticais ordinariamente formadas com base em [Verbo suporte + Elemento não verbal] predicador verbal. Nossa meta é chamar a atenção para o trabalho com expressões que em geral não têm lugar no ensino de gramática de predicações, mas que têm proeminência no referencial funcional-construcionista.

45 downloads

LINGUISTICA, Língua portuguesa, Português, ensino de português, variação linguística, sociolinguística

DOI: 10.5151/9786555501315-05

Referências bibliográficas
  • CUNHA, Maria Angélica et al. Linguística Funcional: teoria e prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2. ed., 2015.
  • ESTEVES, Giselle Aparecida Toledo. A lexicalização de expressões DAR/FAZER + SN: fiz sacrifício, dei conta. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, 2012.
  • FERRARI, Lilian. Metáforas e Metonímias. In: Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2016, p. 91-105.
Como citar:

VIEIRA, Marcia dos Santos Machado; AGUIAR, Millena Machado de; "Construções com Verbo Suporte para Expressão de Emoções: Abrir-se, o Corpo em Cena e Ensina", p. 87-122. Variação e ensino de português no mundo: Variation et Enseignement de Portugais Dans le Monde. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501315, DOI 10.5151/9786555501315-05