Infâncias e estranhamentos catárticos: uma análise fílmica a partir da psicologia sócio-histórica

Oliveira, Adélia Augusta Souto de ; Pereira, Martha Barbosa ; Buarque, Camila do Nascimento Lins

Resumo:

O presente capítulo discute a proposta metodológica de uso de “cenas emblemáticas” provenientes de filmes em pesquisas qualitativas para compreensão do conceito de infância, compartilhado socialmente. Essa metodologia tem sido debatida e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia e Ciência Psicológica da Universidade Federal de Alagoas. Parte-se do pressuposto de que o filme reproduz uma perspectiva da cultura e do tempo específicos de seu contexto de produção, uma vez que o homem se revela naquilo que produz, configurando-se, portanto, em instrumento potencial para investigação de fenômenos psicossociais.

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Psicanálise, Psicologia, psicanálise e cinema

DOI: 10.5151/9786555502503-05

Referências bibliográficas
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Como citar:

OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de; PEREIRA, Martha Barbosa; BUARQUE, Camila do Nascimento Lins; "Infâncias e estranhamentos catárticos: uma análise fílmica a partir da psicologia sócio-histórica", p. 79-98. Psicologia e cinema. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502503, DOI 10.5151/9786555502503-05