Infâncias e estranhamentos catárticos: uma análise fílmica a partir da psicologia sócio-histórica

Oliveira, Adélia Augusta Souto de; Pereira, Martha Barbosa; Buarque, Camila do Nascimento Lins;

Resumo:

O presente capítulo discute a proposta metodológica de uso de “cenas emblemáticas” provenientes de filmes em pesquisas qualitativas para compreensão do conceito de infância, compartilhado socialmente. Essa metodologia tem sido debatida e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia e Ciência Psicológica da Universidade Federal de Alagoas. Parte-se do pressuposto de que o filme reproduz uma perspectiva da cultura e do tempo específicos de seu contexto de produção, uma vez que o homem se revela naquilo que produz, configurando-se, portanto, em instrumento potencial para investigação de fenômenos psicossociais.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502503-05

Referências bibliográficas
  • AGUIAR, W. M. J.; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cad. Pesqui., v. 45, n. 155, p. 56-75, 2015. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000100056&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 ago. 2020.   AGUIAR JUNIOR, V. S.; VASCONCELLOS, L. C. F. Infância, trabalho e saúde: reflexões sobre o discurso oficial de proibição do trabalho infantil. Saúde debate,  v. 41, n. spe2, p. 25-38, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000600025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 abr. 2020.   BORDWELL, D.; THOMPSON, K. A arte do cinema: uma introdução. Tradução: Roberta Gregoli. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Editora da USP, 2013.
Como citar:

OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de; PEREIRA, Martha Barbosa; BUARQUE, Camila do Nascimento Lins; "Infâncias e estranhamentos catárticos: uma análise fílmica a partir da psicologia sócio-histórica", p. 79 -98. In: Psicologia e Cinema. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502503, DOI 10.5151/9786555502503-05