Considerações Finais

Edoardo, Laysmara Carneiro

Resumo:

Já se somam quase 60 anos desde o surgimento do computador e da internet como ferramentas e instrumentos de sociabilidade. A partir do uso institucional e militar, e posteriormente pela imersão doméstica do personal computer no centro das salas de estar, somam-se, igualmente pouco menos de 60 anos de transições na forma pela qual a comunicação tem sido realizada pelo indivíduo contemporâneo. E entre transformações, caminhos e trajetórias, a reflexão sobre as práticas se produz também como um exercício de experimentações, com avultada dificuldade em decorrência da velocidade pela qual os dispositivos se alteram e se imiscuem na realidade e nas relações cotidianas, objeto sociológico por excelência. Em decorrência dessas mesmas transformações, novos padrões e estruturas de sentimentos despontam, ao mesmo tempo em que padrões antigos são contestados, em um quadro que por vezes pode aterrorizar os mais conservadores ou iluminar as expectativas dos mais idealistas. Ao longo dessa pesquisa, eu mesma passeei de uma perspectiva para a outra, estando ao lado os românticos quando iniciei minha aproximação com o objeto, passando por vezes ao apocalíptico diante de alguns resultados.

34 downloads

DOI: 10.5151/9786555501230-05

Referências bibliográficas
  • BLANK, Grant. Why sociological computing gets no respect. In: Social Science Computer Review, December 1991.
  • BLONDEAU, Olivier; WHITEFORD, Nick Dyer; VERCELLONE, Carlo; KYROU, Ariel; CORSANI, Antonella; RULLANI, Enzo; BOUNTAG, Yann Moulier; LAZZARATO, Maurizio. Capitalismo cognitivo, propiedad intelectual y creación colectiva. Madrid: Traficantes de Sueños, 2004.
  • BORGATTI, Stephen P.;LOPEZ-KIDWEll, Virginie. Network Theory. In: SCOTT, John; CARRINGTON, Peter J. (ed.) The SAGE Handbook of Social Network Analysis, 2010.
Como citar:

EDOARDO, Laysmara Carneiro; "Considerações Finais", p. 193-204. Diários Públicos: Ficcionalização do Cotidiano e Monopólio Comunicacional: Ficcionalização do Cotidiano e Monopólio Comunicacional. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501230, DOI 10.5151/9786555501230-05