As Novas Fronteiras do Design na Cultura Alimentar e no Food Design

Lepre, Priscilla ; Castillo, Leonardo Gomez

Resumo:

A comida agora é pop e ganhou as mídias contemporâneas como tema de reality shows, filmes, documentários, séries e publicações de todo o tipo e em vários suportes. Uma miríade de termos como fast food, slow food, junk food, porn food, street food, comfort food, gourmetização, harmonização, experiência e turismo gastronômicos, crudismo, veganismo, ativismo alimentar etc., somam-se ao vernáculo cotidiano da população (BUENO, 2016; STAGI, 2016), enquanto as crescentes demandas de um público heterogêneo fazem aumentar as ofertas e a diversidade de cursos ligados ao universo alimentar (HECK, PILCHER, et al., 2018) e impulsionam mudanças em diversas áreas, inclusive no design.

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design, Desenho industrial, design de serviços

DOI: 10.5151/9786555501094-05

Referências bibliográficas
  • AZEVEDO, E. D. Alimentação, Sociedade e Cultura: temas contemporâneos. Sociologias, Porto Alegre, n. 44, p. 276-307, jan/abr 2017. Acesso em: 12 jan. 2020.
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  • BISTAGNINO, L.; BARBERO, S. Fondo Noir. Torino: Polito, 2015. Disponivel em: <https://issuu.com/politodesignstories/docs/fondo_noir_web>. Acesso em: 26 mar. 2018.
Como citar:

LEPRE, Priscilla; CASTILLO, Leonardo Gomez; "As Novas Fronteiras do Design na Cultura Alimentar e no Food Design", p. 102-121. Fronteiras do design: (bem) além do digital - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501094, DOI 10.5151/9786555501094-05