A Análise Gráfica da Onomatopeia no Mangá Brasileiro “Eruvë: O Conto da Dama de Vidro”

Araújo, Janaina Freitas Silva de ; Miranda, Eva Rolim ; Junior, Amaro Xavier Braga

Resumo:

Nossa discussão parte do princípio de que a onomatopeia é um dos elementos capazes de caracterizar o mangá e que pode ser analisada pela ótica do Design da Informação em obras brasileiras como sendo um elemento de representação verbal/pictórica/ esquemática. Este modelo de representação pode ser observado pelas características gráficas abordadas por alguns autores no campo do Design (FRASCARA, 2004; DONDIS, 2015; FRUTIGER, 2007; LUPTON; PHILIPS, 2018).

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design, Desenho industrial, design de serviços

DOI: 10.5151/9786555501087-05

Referências bibliográficas
  • A PRACTICAL GUIDE TO JAPANESE-ENGLISH ONOMATOPOEIA & MIMESIS. Tokyo: The Hakuseido Press, 1989.
  • AIZEN, N. Onomatopéias nas Histórias em Quadrinhos, in MOYA, A. Shazam. São Paulo: Perspectiva, 1970. p. 269-306.
  • BORTOLI, K. J. A onomatopeia como recurso narrativo: Uma história em quadrinhos contada através de ruídos. Monografia. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.
Como citar:

ARAÚJO, Janaina Freitas Silva de; MIRANDA, Eva Rolim; JUNIOR, Amaro Xavier Braga; "A Análise Gráfica da Onomatopeia no Mangá Brasileiro “Eruvë: O Conto da Dama de Vidro”", p. 128-149. Fronteiras do design: (in)formar novos sentidos - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501087, DOI 10.5151/9786555501087-05