O Papel dos SNs na Referenciação e Organização Tópica em Livros Didáticos de História
Oliveira, Talita Moreira de;
Resumo:
Neste capítulo, investiga-se como o conteúdo científico é apresentado no livro didático (LD), quais as estratégias adotadas pelos autores para garantir o desenvolvimento dos tópicos discursivos e a continuidade referencial. Nesse sentido, analisamos a organização tópico-discursiva dos textos principais de LDs de História, destinados a alunos de diferentes séries, e a contribuição do referente/tópico – manifestado através de Sintagmas Nominais (SNs), um dos principais elementos organizadores da sequência tópica – na coesão do texto.
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DOI: 10.5151/9786555501650-05
Referências bibliográficas
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Como citar:
OLIVEIRA, Talita Moreira de;
"O Papel dos SNs na Referenciação e Organização Tópica em Livros Didáticos de História",
p. 105 -136.
In:
Sintaxe, Língua em Uso e Análise de Gêneros: Uma Homenagem a Vera Lúcia Paredes Silva e a sua Contribuição à Linguística.
São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501650,
DOI 10.5151/9786555501650-05