O Papel dos SNs na Referenciação e Organização Tópica em Livros Didáticos de História

Oliveira, Talita Moreira de

Resumo:

Neste capítulo, investiga-se como o conteúdo científico é apresentado no livro didático (LD), quais as estratégias adotadas pelos autores para garantir o desenvolvimento dos tópicos discursivos e a continuidade referencial. Nesse sentido, analisamos a organização tópico-discursiva dos textos principais de LDs de História, destinados a alunos de diferentes séries, e a contribuição do referente/tópico – manifestado através de Sintagmas Nominais (SNs), um dos principais elementos organizadores da sequência tópica – na coesão do texto.

52 downloads

LINGUISTICA, sociolinguística, Vera Lúcia Paredes Silva

DOI: 10.5151/9786555501650-05

Referências bibliográficas
  • BAKHTIN, M. Speech genres and other late essays. Austin: Univ. of Texas Press, 1986.
  • BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: História, Teoria, Pesquisa, Ensino. São Paulo, Parábola, 2013.
  • BEAUGRANDE, R. de; DRESSLER, W. Einfhrung in die Textlinguistik. Tübingen: Niemeyer, 1981.
Como citar:

OLIVEIRA, Talita Moreira de; "O Papel dos SNs na Referenciação e Organização Tópica em Livros Didáticos de História", p. 105-136. Sintaxe, língua em uso e análise de gêneros: uma homenagem a Vera Lúcia Paredes Silva e a sua contribuição à linguística. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501650, DOI 10.5151/9786555501650-05