O Livro Didático na Perspectiva de Recurso do Professor de Matemática

Botelho, Janaína Alves ; Assis, Cibelle

Resumo:

Neste capítulo trazemos considerações a respeito do uso dolivro didático no planejamento de aulas do professor de Matemática, à luz daAbordagem Documental do Didático – ADD. Para a escrita deste capítulo22 fizemosum “recorte” de nossa pesquisa de dissertação de Mestrado, apresentada em 2019.Temos como objetivo principal apresentar usos do livro didático e inferirconcepções de ensino e aprendizagem por professores de Matemática quandorefletem sobre a preparação ou planejamento de aulas de matemática: é umrecurso suficiente para as aulas? O que utiliza dos livros (para que servem) eo que é atrativo neles para o planejamento das aulas?

42 downloads

ensino de matemática, Matemática

DOI: 10.5151/9786555500813-05

Referências bibliográficas
  • ASSIS, C. F. C. de. A gênese documental na formação de professores de Matemática: interações entre o livro didático e a geometria dinâmica. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016. Mato Grosso do Sul. Anais. Disponível em: http://ladima.tuseon.com.br/uploads/file_manager/source/d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/Trabalhos/CIBELLE%20DE%20F%C3%81TIMA%20CASTRO%20DE%20ASSIS.pdf. Acesso em: 09 abr. 2017.
  • BELLEMAIN, F.; TROUCHE, L. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. In: I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016. Mato Grosso do Sul. Anais. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B6OphkgfrkD3eGRlSW1iVHg3YjQ/view.
  • BOTELHO, J. A. Os recursos LD e a BNCC no planejamento de aulas do professor de matemática do ensino fundamental, 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2019.
Como citar:

BOTELHO, Janaína Alves; ASSIS, Cibelle; "O Livro Didático na Perspectiva de Recurso do Professor de Matemática", p. 127-148. Compreender o trabalho dos professores brasileiros do ensino básico: uma abordagem pelos recursos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500813, DOI 10.5151/9786555500813-05